E-commerce de moda - 8 passos para criar o seu

E-commerce de moda - 8 passos para criar o seu

Por conta do processo de transformação digital, investir em uma loja virtual para atuar em conjunto com o seu estabelecimento físico é uma ótima alternativa para aumentar as vendas e complementar o faturamento. Por isso, saber quais os principais passos necessários na intenção de criar seu e-commerce permite que você chegue na internet de maneira rápida, simples e com poucos custos.

Ao seguir também para o digital, sua empresa consegue ampliar os limites de atendimento e pode enviar peças para todo o Brasil. Além disso, a internet permite utilizar o poder das influenciadoras e também as campanhas de marketing pago com o objetivo de reforçar o volume de vendas.

Se você quer desfrutar dos benefícios de ter o seu E-commerce, continue a leitura e confira nosso passo a passo!

1.      Faça uma boa segmentação

O nicho te protege. Essa afirmativa tão comum em discussões de marketing digital não poderia ser mais verdadeira. Uma loja que atende a um público específico enfrenta pouca concorrência, tem poder de precificação elevado e consegue dialogar de maneira efetiva com seu público. Isso não significa que todas as empresas que atuam no varejo de moda precisam ser segmentadas, mas, quando for possível, é uma vantagem comparativa importante. Se você trabalha apenas com moda para gestantes, peças fitness ou peças plus size, por exemplo, é possível entender as dores e os desejos do público de maneira mais eficiente e rentável.

2.    Defina o mix de produtos

Outro aspecto importante se refere ao mix de produtos. Como existe uma grande oferta de itens na internet, quanto mais opções sua loja dispõe, maior a probabilidade de ela atender seu público.

Uma excelente dica no intuito de escolher boas peças para o seu negócio é por meio da observação e consumo de influenciadoras do seu nicho. Como essas pessoas normalmente ditam tendências e isso afeta diretamente a moda, vale acompanhar quais as cores, design e tipos de tecido que elas estão usando.

Supondo um bom poder de influência, certamente haverá grande demanda pelas peças que são apresentadas por elas.

3.      Entenda sua persona

Conhecer sobre sua persona é essencial para produzir conteúdo conforme a necessidade dela. Dado que a compra online não permite experimentação, é importante ensinar seus clientes a verificar suas medidas e encontrar as melhores peças que se encaixam em seu biotipo. Assim, a segmentação torna-se ainda mais importante. Afinal, ao separar de maneira eficiente o público, é possível identificar qual a persona com mais clareza. Assim, as dores, desejos e objetivos dela se tornam claros e você pode melhorara comunicação com o público a partir desse tipo de informação.

4.      Defina os fornecedores

Ter fornecedores de qualidade pode melhorar a entrega aos clientes e ajudar a manter o processo de vendas com um bom andamento. Por exemplo, suponha que você está com a sua loja virtual com um bom volume de negociações. Agora, imagine que quem fornece os tecidos para confecção atrasa muito as entregas. Isso pode gerar atrasos, insatisfação por parte dos clientes e dificuldades para garantir a manutenção do seu e-commerce de moda.

Portanto, é fundamental ter fornecedores de qualidade na intenção de que tudo funcione bem. Desse modo, você consegue produzir roupas de extrema eficiência, garante que tudo chegue ao cliente no prazo determinado e evita problemas e frustrações com sua loja virtual.

5.      Escolha uma boa plataforma

Contar com uma boa plataforma de e-commerce é importante para garantir a boa experiência aos seus clientes. Por meio dessa escolha, você consegue criar sua loja virtual de forma simples e fácil. Por exemplo, uma plataforma de qualidade é capaz de lhe proporcionar tranquilidade a fim de cadastrar muitos produtos, suporte técnico eficiente para quando tiver problemas, cálculo de frete automatizado, controle do número de vendas, e diversas funcionalidades que vão facilitar a gestão da loja virtual.

Ou seja, ela é importante no intuito garantir uma boa experiência ao cliente e também para otimizar o gerenciamento de pontos importantes ao bom funcionamento em todas as etapas do seu e-commerce.

6.      Invista em um bom design para o e-commerce

Esse ponto é fundamental para otimizar as vendas da sua loja online e obter boa lucratividade. Ter um bom design em seu e-commerce traz segurança aos usuários, credibilidade à marca, proporciona facilidades para encontrarem as peças que desejam e assegura adequação à identidade visual adotada.

Além do mais, quando esse aspecto não tem qualidade em sua loja, os clientes podem até entrar no seu e-commerce, porém, por ser bagunçado, possivelmente vão sair e procurar os itens que desejam nas lojas concorrentes. Portanto, vale a pena investir no design na intenção de garantir aumento de vendas.

7.      Pense na logística

Aos que desejam trabalhar com vendas pelo meio digital, ter um processo de logística bem estruturado é primordial. Por meio dele, consegue-se a manutenção do bom andamento, seja para receber mercadorias e colocá-las à disposição do cliente, seja para não gerar atrasos e causar insatisfação.

Além disso, uma boa estrutura logística permite que você ofereça melhores condições aos consumidores, proporcionando diferenciação frente à concorrência e aumentando as vendas obtidas por meio desse canal.

Portanto, vale investir na otimização desta etapa tão importante. Para isso, conte com bons fornecedores, encontre transportadoras parceiras e pense em todos os detalhes para garantir uma experiência impecável aos clientes.

8.      Aposte em marketing digital

Investir em formas de captar clientes ao seu e-commerce de moda é importante para manter o capital de giro e aumentar a lucratividade em sua empresa. Nesse sentido, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas com a intenção de alcançar os consumidores e vender muito.

Por exemplo, você pode usar as redes sociais para engajar seu público, fazer parcerias com influenciadores digitais, apostar em remarketing a fim de lembrar os usuários que abandonaram o carrinho de que ainda dá tempo de comprar aquelas peças separadas e apostar em mídia paga a fim de ter um ótimo alcance.

Viu como é importante investir na criação do seu E-commerce?

Ao implementar as ideias apresentadas anteriormente, você consegue fazer uma rápida transição para os meios digitais de venda. Assim, é possível conquistar novos públicos e aumentar o poder de influência da sua marca.

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