Mix de produtos para sua loja - Como planejar?

Mix de produtos para sua loja - Como planejar?

Parte do sucesso de uma loja de roupas começa na criação de um bom mix de produtos. Por meio de uma seleção criteriosa de peças, você consegue encontrar os melhores itens disponíveis, além das opções que atendem bem a demanda do seu público.

Esse tipo de cuidado é essencial para evitar o acúmulo de estoques e a necessidade de reduzir os preços. Como o varejo de moda é bastante dinâmico, vale adotar alguns cuidados na hora de escolher bem suas peças para que elas não fiquem encalhadas na prateleira.

Veja, a seguir, quais as melhores dicas para fazer excelentes compras para sua loja de roupas. Confira!

O que é um mix de produtos?

Um mix de produtos é um conjunto de itens que cumprem uma finalidade específica com seu público. Normalmente, são elementos complementares que elevam o valor gasto por cada cliente em seu estabelecimento.

Assim, compor um mix de vestuário significa escolher as peças de maneira inteligente para elas serem complementares. Desse modo, quando uma cliente compra uma blusa, há uma calça que contribui para compor um belo look.

Essa complementaridade também é importante para a produção de conteúdos nas redes sociais, apresentando para o público quais as melhores combinações entre as peças do seu estoque.

Mix de produtos monocromático

Quais estilos de peças podem estar no mix?

Entender quais são as possibilidades de estilos para incluir no mix é um passo importante. Assim, você garante coleções atrativas para o público e consegue bons resultados. Abaixo, apresentamos os principais estilos para você. Vale a pena conferir!

Básico

Esse estilo é composto por itens mais tradicionais e que costumam ter grande demanda e proporcionar uma boa receita para a empresa. Portanto, vale a pena incorporá-lo em seu mix de peças em todas as coleções desenvolvidas.

Fashion

Sabe aquelas peças que normalmente aparecem em desfiles ou no Instagram de influencer digitais? Elas compõem os itens fashion. Em geral, são produtos que consideram as tendências da moda, incorporando cores, desenhos e modelos que estão em alta em algum momento.

Vanguarda

As peças com estilo vanguardista são aquelas que preservam a identidade e as características de uma época. Normalmente, elas contam com aspectos conceituais e se distanciam dos padrões comuns. Por isso, esta vertente está mais ligada à arte e ao conceito do que ao próprio vestuário.

Como compor o mix de produtos na loja de moda?

Agora que você já conhece os principais estilos presentes em um mix de produtos para a sua loja, é hora de colocar a mão na massa e implementar essas ideias no seu próprio negócio. Confira!

Pense em seu público-alvo

O primeiro passo para elaborar um bom mix de produtos para sua loja de moda é compreender quem é o seu público-alvo e o que eles estão demandando. Ou seja, procure entender qual é o perfil de seus clientes. Por meio desse entendimento, você consegue compor um mix mais adequado para vender mais e alcançar bons resultados em sua loja. Para isso, você pode fazer pesquisas de opinião, consultar os dados sobre o que mais vende em sua empresa e pedir feedbacks.

Outra possibilidade é verificar quais itens estão sendo procurados. Isso pode ser feito por meio das redes sociais, quando um consumidor questiona a disponibilidade de um item, com o seu site e até mesmo via e-mail.

Escolha produtos atemporais

Ter peças que são procuradas independentemente da época do ano é um passo importante para montar um bom mix de produtos e vender mais em sua loja. Por exemplo, há itens básicos que não saem de moda e sempre tem alguém em busca por eles.

Esse tipo de peça é uma boa forma de atrair clientes para o seu negócio. Por exemplo, imagine que um consumidor está em busca por esse item. Ao chegar em sua loja e encontrar o que estava à procura, aumenta as chances de voltar a sua empresa para adquirir outras peças. Portanto, vale a pena investir nesses produtos básicos que vendem bastante e que ajudam a aumentar a atratividade do seu negócio.

Aposte em novidades

Além dos itens mais básicos, apostar em novidades e tendências é importante na hora de planejar um mix de produtos para lojas de moda. Nesse sentido, você pode acompanhar as tendências para cada estação do ano e investir em peças que combinem com o gosto de seu público.

Dessa forma, você diversifica as peças disponíveis em sua loja de acordo com o que é mais demandado por seus clientes. Assim, é possível evitar o acúmulo de estoque e otimizar as vendas da sua loja.

Use a criatividade para compor o mix

Mesmo que decida trabalhar com peças mais básicas e comuns para o dia dia, é importante manter o espírito artístico. Afinal, você trabalha com moda, não é mesmo? Por isso, vale investir em boas pesquisas, referências nacionais e internacionais, além de contar com o acompanhamento de influenciadoras do seu nicho.

Esse tipo de trabalho permite que você crie looks divertidos e criativos que podem ser copiados por seus clientes. Vale manter o bom senso na composição das peças, respeitando sua persona. Um bom exercício é pensar sobre a rotina dos seus principais clientes e imaginar qual a imagem que essas pessoas gostariam de transparecer. Assim, o processo criativo se torna mais simples e objetivo.

Qual a importância de compor um bom mix?

Por meio de um bom mix é possível ampliar as vendas e conquistar novos consumidores de sua marca. Além disso, buscar novas composições e criar looks em suas redes sociais contribui para que o público desfrute de um conteúdo alinhado com suas necessidades.

Outro ponto importante se refere ao aumento do ticket médio, ou seja, o valor que cada cliente gasta em suas compras. Com alternativas de itens complementares, sua marca consegue vender um visual completo para o consumidor.

Viu como é importante fazer compras conscientes para a sua loja de roupas? Por meio de um bom planejamento, é possível criar um mix de produtos otimizados para a sua persona. Isso significa maior aceitação das peças, aumento da satisfação dos clientes e mais vendas para a sua marca.

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