Como criar vitrines criativas gastando pouco

Como criar vitrines criativas gastando pouco

Criar uma vitrine interessante é essencial para atrair a atenção do público. Quem trabalha com moda entende a importância da beleza e da harmonia na composição visual.

Por isso, é fundamental que você consiga imprimir o estilo da marca já na fachada de sua loja.

Investir em vitrines bonitas e chamativas possibilita que as pessoas na rua sejam capturadas pela composição do espaço e, posteriormente, percebam as peças e decidam entrar em seu estabelecimento. A fim de criar essa conexão com as pessoas, é importante conhecer alguns elementos importantes na criação da sua vitrine.

Para ajudar em sua jornada, organizamos um guia completo com as melhores dicas. Confira!

Por que ter uma vitrine chamativa?

O motivo principal para criar uma vitrine bonita e chamativa se refere ao seu potencial para chamar a atenção dos possíveis clientes. Entretanto, existem outros aspectos afetados por essa composição. 

Além de captar a atenção das pessoas, uma boa vitrine serve para segmentar os clientes em potencial de indivíduos que provavelmente não são o seu público alvo. Ao destacar na fachada de sua loja as principais peças do seu portfólio, você oferece aos visitantes uma pequena amostra do que eles vão encontrar ao entrar.

Por isso, uma vitrine bem caracterizada já informa ao público qual o estilo da loja, a faixa de preço das peças e quais os principais tecidos e materiais trabalhados. Assim, é possível atrair apenas pessoas previamente qualificadas para a compra.

Outro fator importante se refere a experiência do cliente. Ao verificar uma vitrine bonita, organizada e bem iluminada, o consumidor já inicia sua jornada de compra de maneira positiva.

Qual é a importância do visual merchandising para criar suas vitrines?

Encontrar maneiras de elaborar vitrines chamativas é fundamental para o sucesso da sua loja. Nesse sentido, é importante conhecer as estratégias de visual merchandising para atrair clientes e garantir mais vendas.

Por meio das ações propostas por esse conceito, é possível melhorar a exposição de seus produtos, estimular os consumidores a entrar na sua loja e, com uma boa equipe de vendas, aumentar a receita do negócio. Para auxiliar nessa jornada, preparamos várias dicas de visual merchandising para aplicar em sua vitrine. Continue a leitura e confira!

Como montar vitrines de forma prática e barata?

Agora que você já sabe a importância de ter uma vitrine chamativa em sua loja, que tal aprender algumas dicas úteis para desenvolver essa tarefa? Abaixo, detalhamos vários passos que podem ajudar.

1. Faça um planejamento

O primeiro passo para fazer uma vitrine de sucesso é o planejamento. Por meio dele você consegue determinar por quanto tempo ela vai ficar exposta, de que forma vai atingir o seu público-alvo e como vai comunicar as ideias e valores da sua loja.

É importante que você conheça quem é o seu público-alvo. Assim, é possível compreender quais são as dores e desejos dos potenciais clientes e utilizar essas informações para planejar a vitrine. Por exemplo, se o perfil de seu cliente é uma mulher, que tem entre 20 e 35 anos e gosta de roupas com estilo mais clássico, é preciso utilizar isso na vitrine e colocar tais aspectos no planejamento.

Desse modo, fica mais fácil avançar na criação de uma fachada que faça sucesso, atraia muitas pessoas para dentro de sua loja e, consequentemente, ajude a aumentar as vendas e a lucratividade.

2. Pense nos possíveis cenários

Para montar uma vitrine criativa gastando pouco, é importante pensar nos possíveis cenários que ajudam a chamar a atenção do cliente e, desse modo, fazê-lo entrar em sua loja. A decoração deve seguir um tema, e há espaço de sobra para a criatividade. Você pode usar móveis e objetos de decoração, pode criar painéis ou divisórias, trabalhar com elementos suspensos, entre outros. 

Como as roupas devem ser o destaque, tenha cuidado para não sobrecarregar o visual. Importante observar também que a decoração da vitrine deve ser complementar ao estilo das peças selecionadas para estarem presentes nela. 

3. Use manequins criativos

Através dos manequins,  os potenciais clientes podem entender como a roupa ficará em seu próprio corpo - mas sua função não se limita a isso. Manequins como elementos decorativos são importantes para chamar a atenção na montagem da vitrine. 

O design dos manequins transmite os valores da sua marca ou loja, e é importante optar por designs que se conectem com sua essência. Clássico, ousado, moderno, sofisticado… Escolha manequins cuja percepção de estilo combine com as peças que você vende. 

4. Faça uma boa exposição dos produtos

Proporcionar uma boa exposição dos produtos é um dos pilares para ter sucesso e vender muito a partir da vitrine. Não adianta a vitrine  ser criativa se não atrair os olhares para as peças que você está oferecendo.

Desse modo, pense em como expor seus produtos e dar destaque para eles. Assim, na hora de montar sua vitrine, o objetivo deve ser chamar a atenção dos potenciais clientes para os produtos. 

5. Evite o excesso de informação

Na hora de montar a vitrine da sua loja, tome cuidado para não colocar itens demais. Isso pode gerar confusão no público e tirar o foco do que realmente é importante: os produtos que você deseja vender e o conceito que deseja transmitir. Quando a decoração ocupar muito espaço, você precisa reduzir o número de manequins e de peças expostas. 

Além das peças de vestuário, é sempre interessante incluir acessórios  e outros itens que combinem com suas peças principais. Ao colocar essa prática em ação, as chances de fazer diversas vendas e otimizar os lucros da sua loja são bem maiores. 

Quais são os benefícios de montar vitrines criativas?

A vitrine é uma grande ferramenta de marketing do seu negócio. Ela pode comunicar tudo que for importante ou relevante: estilo, público, faixa de preços, entre outros. Grande parte da clientela de lojas físicas é formada pela tração que a vitrine exerce. Ao trazer mais clientes, certamente o volume de vendas e o lucro são afetados positivamente.

Mesmo sem conhecer a loja e seus produtos, o cliente é atraído pela vitrine e seus atributos, e uma vez dentro dela,  pode ser fidelizado e tornar-se um cliente recorrente. Através da vitrine, a experiência de compra também é otimizada, permitindo que o consumidor seja inspirado e estimulado pelas composições, encontre  rápido o que procura, e muitas vezes leve outras peças para compor o look, aumentando seu ticket médio. 

É possível criar vitrines incríveis gastando pouco. Pense de forma criativa, pesquise referências online, e não tenha medo de ousar.  Não precisa ser nada grandioso: pequenos detalhes combinados de forma harmônica podem fazer toda a diferença na exposição dos seus produtos.

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