5 truques de exposição de produtos. Conheça agora e venda muito
Você sabe a melhor forma de expor o seu produto na loja? Quais produtos destacar, posição do mobiliário? A correta exposição faz toda a diferença nas vendas e na percepção do consumidor sobre seus produtos, por isso hoje separamos 5 truques para você não errar e realizar ótimas vendas, principalmente com a chegada do fim do ano.
Além de ser um atrativo e proporcionar a melhor experiência para os consumidores, uma boa exposição dos produtos fortalece o seu posicionamento de marca e facilita o “caminho” do cliente dentro da loja, para favorecer as vendas.
Atenção! A mesa expositora não é a mesma coisa que o balcão de apoio. Este serve, como o próprio nome diz, para ser um apoio dos vendedores para expor e apresentar o produto no momento da venda. Inclusive, se não houver uma estratégia de utilização, pode até atrapalhar o visual da sua loja e, consequentemente, suas vendas.
A mesa de exposição, também conhecida como table display, tem como uma das funções entregar ao cliente uma apresentação pronta e já montada do produto, com combinações e dicas de utilização, por exemplo. A técnica, chamada de cross merchandising, consiste no agrupamento de produtos que combinam entre si, estimulando a compra de ambos.
Bom, então vamos aos truques para a exposição de produtos? Acompanhe aqui!
1. Acerte no posicionamento da mesa
A entrada da loja é o local ideal para você inserir sua mesa expositora. Além de chamar a atenção de quem passa em frente à loja, ela ajuda a direcionar o fluxo dos clientes.
Ambientes cheios demais remetem a desordem e, com certeza, não é essa imagem que você deseja passar para o seu público. Por isso, acerte no posicionamento e também no tamanho da mesa expositora.
Nas lojas maiores, você pode apostar em mais mesas expositoras ao longo do espaço, ou até mesmo dividir a loja por setores e incluir uma mesa para cada um deles.
Leia também: 5 passos para acertar na decoração da sua loja
2. Acerte na escolha dos produtos
Você deve estar se perguntando: qual produto escolher para compor a mesa expositora? Esse não é apenas um detalhe, é sim de extrema importância escolher os produtos certos para arrasar na exposição.
Se você possui uma loja de roupas, o ideal é expor os produtos que possuem grade completa, ou seja, do menor ao maior tamanho disponível. Se não houver toda a grade disponível, escolha pelo menos dois tamanhos e opte pelas peças que fiquem bem dobradas. A alma ou molde vai te ajudar a fazer a dobra perfeita e impecável, como deve ser a exposição dos produtos na mesa.
Materiais como cetim e seda, por exemplo, não ficam bem dobrados, então a mesa expositora não é o lugar deles.
3. Acerte na composição de produtos
Como dissemos acima, o cross merchandising é a técnica que consiste em expor juntos, produtos diferentes, que combinam entre si.
Com essa combinação, criando cenários e possibilidades de uso do produto pelo seu cliente, você tem mais chances de efetuar uma venda maior e encantar o consumidor com criatividade e bom gosto.
Por isso, na mesa expositora, utilize produtos variados como blusas, saias, shorts, acessórios, entre outros, tudo pensando em fazer uma seleção que realmente instigue o cliente a comprar.
Se sua loja for pequena, aposte no uso de mais mobiliário, de tamanhos menores e alturas diferentes para a composição de produtos ficar caprichada.
4. Acerte na decoração da mesa
Uma mesa expositora não deve ser composta apenas dos produtos comerciais. Isso é importante para fortalecer o posicionamento da sua marca e também gerar identificação e conexão com o cliente.
Adornos decorativos como jarros, livros, elementos visuais, velas, quadros são muito bem vindos na composição do cenário que você está criando.
Na decoração você cria a possibilidade de conversar com o cliente, criando um canal de comunicação deixando claro o que se pretende com a exposição desses produtos, seja uma promoção, seja uma nova coleção.
Não se esqueça de mudar a ambientação para as épocas, estações e temáticas expositivas. Assim, sua curadoria fica mais rica e sua comunicação com o cliente, mais próxima.
5. Acerte na escolha do mobiliário
Para definir o estilo, o tipo ou o design da mesa expositora deve ser feito um conjunto de avaliações, como um estudo do seu segmento, tipo de produto exposto, o público alvo, tamanho da loja, entre outros.
Então, para escolher o melhor mobiliário, tenha em mente o seu modelo de negócio. Porém, se você não quer se prender a um modelo muito marcado e gosta de fazer mudanças com frequência, o expositor em blocos pode ser uma boa alternativa.
Eles são básicos e mais versáteis, com grande capacidade de adaptação ao formato que você deseja expor. Serve até mesmo para a exposição de itens menores, como acessórios, makes e perfumes. Basta adaptar o padrão à escala do seu produto e abusar da criatividade.
E então, esse artigo te ajudou? Com certeza com esses truques de exposição de produtos, você vai caprichar no visual de sua loja e arrasar nas vendas!
Não deixe de conferir as melhores dicas no blog da brands.HUB para deixar a sua loja sempre preparada para boas vendas.