Acerte a decoração da sua loja em 5 passos
A forma como as pessoas se relacionam com as lojas físicas já não é a mesma de alguns anos atrás. Hoje, mais do que apenas um produto, as pessoas buscam uma experiência de compra e uma identificação com o propósito da marca.
Comunicar esses valores e essa identidade nem sempre é uma tarefa fácil para os lojistas, mas a decoração de uma loja de roupas muitas vezes pode falar mais do que qualquer palavra.
Por isso, preparamos esse guia para você aprender em 5 passos como fazer uma decoração que expresse os valores da sua marca e atraia os clientes certos para o seu negócio. Confira!
1º: Use cores sóbrias
Você sabia que as cores podem transmitir emoções e influenciar a percepção e até mesmo as ações de uma pessoa?
Pense, por exemplo, nas grandes redes de fast food. Quantas delas usam as cores vermelho, amarelo ou laranja na sua identidade visual? Quase todas! Isso acontece porque essas cores têm o efeito de estimular o apetite e fazer as pessoas comerem mais rápido — o que faz com que elas vendam mais.
A mesma teoria também se aplica à decoração de uma loja de roupas. No geral, a percepção que um ambiente muito colorido traz é de desordem, agitação e preços populares. Por outro lado, cores sóbrias remetem à elegância, à exclusividade e ao luxo.
Por isso, se você tem uma loja de roupas de alto padrão, evite sobrecarregar o ambiente com uma decoração muito colorida. Prefira uma paleta de cores neutra e explore tons como o preto e o dourado, que remetem à sofisticação e à luxuosidade.
2º: Crie um ponto de destaque
Um ponto de destaque é um ponto de interesse na decoração de uma loja de roupas. Geralmente, ele é utilizado para promover as principais peças da coleção ou chamar a atenção para um produto de alto valor agregado.
Esse ponto vai atrair o olhar das pessoas, por isso, é um fator importante para diferenciar a imagem da loja e, principalmente, influenciar na decisão de compra do consumidor.
Isso porque o ponto de destaque vai despertar a curiosidade do cliente e instigá-lo a tocar no produto. Essa é uma estratégia de marketing sensorial fundamental e que pode ser o ponto decisivo para que o consumidor leve a peça para o provador e feche a compra.
Portanto, separe um ou mais pontos de interesse ao longo do layout da loja. De preferência, mantenha esses espaços do meio para o final do ambiente, fazendo com que o consumidor tenha que passar por outros produtos para chegar até lá.
3º: Use quadros e imagens
A decoração de uma loja de roupas é uma maneira de se comunicar com os clientes. Por isso, é importante que ela transmita os principais valores da marca e desperte os desejos que levaram os clientes até ali.
Em uma loja de roupas esportivas, por exemplo, é importante ter imagens de atletas profissionais, pessoas saudáveis e com corpos bonitos, o que costumam ser os principais desejos das pessoas que praticam atividades físicas.
Já em uma grife de luxo feminina, as mulheres buscam elegância e exclusividade. Por isso, o ideal é usar quadros com fotos de mulheres poderosas e imagens que remetam ao luxo e à sofisticação.
💡 Veja também: O sapato que toda loja de luxo deveria ter no estoque
4º: Faça uma iluminação aconchegante
Assim como tudo na decoração de uma loja de roupas, a iluminação também tem um papel estratégico além da função básica de iluminar o ambiente. A luz certa pode influenciar também no layout da loja, no clima da decoração e até mesmo na decisão de compra dos clientes.
No geral, a luz marca os principais pontos de destaque e guia o consumidor por onde você quer que ele passe. Os pontos mais iluminados sempre serão os que vão chamar mais atenção e atrair os clientes.
Entretanto, as variações de intensidade e temperatura de cor da iluminação também são importantes. Geralmente, lojas com produtos mais baratos usam luzes mais frias e fortes, que estimulam as pessoas a tomarem uma ação rápida.
Já as grifes de luxo usam uma iluminação menos intensa e com tonalidade mais quente, o que torna o ambiente mais aconchegante e agradável, onde as pessoas podem tomar decisões com calma.
5º: Tenha um cheirinho de loja
O “cheirinho de loja” chega a ser quase como uma marca registrada de alguns estabelecimentos. E, acredite: isso não é só para manter o ambiente mais perfumado. Na verdade, o marketing olfativo é uma ferramenta poderosa para o sucesso de um negócio.
Isso porque os cheiros atingem uma parte do cérebro conhecida como “cérebro emocional”, que é a responsável por registrar e armazenar as memórias afetivas. Por isso, quando sentimos um cheiro que já nos causou uma experiência positiva, tendemos a despertar as mesmas sensações da primeira vez.
Não é à toa que as maiores grifes internacionais contratam profissionais para desenvolverem aromas específicos para suas lojas físicas. Mas, se você está começando agora, não precisa ir tão longe.
Basta escolher um cheiro agradável e não muito forte, como um perfume suave, e borrifar no ambiente. O mais importante é não alternar entre os cheiros. Mantenha sempre o mesmo aroma para despertar essa resposta emocional dos clientes.
💡 Veja também: 5 cheiros para ter na sua loja e seus significados
Bônus: crie uma experiência de compra exclusiva
Nem a melhor decoração de uma loja de roupas pode salvar um negócio que não oferece uma boa experiência de compra. Por isso, esse é um fator essencial para garantir que a sua marca conquiste um lugar de prestígio no mercado.
Se você tem um negócio de alto padrão, apenas oferecer bons produtos não é o bastante. É preciso entregar exclusividade para conseguir se diferenciar e conquistar os melhores clientes.
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