Que cheirinho é esse? Descubra o poder do marketing olfativo na sua loja

Que cheirinho é esse? Descubra o poder do marketing olfativo na sua loja

Você certamente já sentiu um cheiro que te transportou a lugares e sentimentos únicos. Esse é o poder do marketing olfativo, que você pode e deve aplicar em sua loja. 

Muito além da criação de um ambiente agradável e perfumado, o marketing olfativo explora a utilização de memórias afetivas, sensações e emoções, que têm o poder de gerar identificação e lealdade, e também atrair clientes.

Isso se deve ao fato do olfato estar ligado ao sistema límbico, chamado de cérebro emocional, que é o local responsável por armazenar e registrar as memórias emotivas. Por isso, os aromas, as memórias e as emoções estão interligados. Daí a importância de utilizar o marketing olfativo em seu negócio. 

Se você ainda não faz uso dessa estratégia, acompanhe esse conteúdo que preparamos com todas as informações para você descobrir o poder do marketing olfativo e a importância de escolher o cheiro para a sua loja!

Por que investir no marketing olfativo?

Se você está se perguntando se realmente deve investir no marketing olfativo, nós te garantimos que sim, deve! 

O marketing olfativo é uma ferramenta de marketing sensorial, que tem por objetivo fortalecer o vínculo emocional e afetivo entre cliente e marcas/lojistas. 

É cientificamente comprovado que o olfato é o sentido que registra as experiências mais marcantes, sendo uma ótima oportunidade para que você impacte e deixe a sua marca no cliente.

Listamos alguns motivos para que você invista no marketing olfativo de uma vez por todas.

  • Reforço e posicionamento de marca: se você pensar bem, com certeza vai se lembrar do cheiro que lembra uma determinada loja. Essa identidade olfativa faz com que sua loja seja lembrada, gerando identificação e reconhecimento.
  • Aumento de vendas: o cheiro certo em sua loja proporciona um ambiente confortável e agradável, para que o cliente permaneça na loja por mais tempo e se sinta à vontade para consumir.
  • Proporcionar experiência positiva: entrar em uma loja que possui um cheiro gostoso eleva a experiência de compra e torna a loja ainda mais atrativa para que as pessoas se sintam bem em permanecer e consumir ali. 

Agora que você já entendeu os benefícios e o poder do marketing olfativo, vamos te falar sobre a escolha do cheiro para a sua loja e o que você precisa se atentar para não errar.

Como escolher o cheiro para a minha loja?

Entrar na concessionária e sentir aquele cheirinho de carro novo, ou na padaria e ser fisgada pelo cheiro de pão quentinho. O marketing olfativo torna a experiência de compra muito mais intensa, além de gerar atração e fidelização do público.

💡 Saiba mais: Clique aqui para conhecer 5 iniciativas para fidelizar os clientes da sua loja.

É importante frisar que os resultados do marketing olfativo acontecem no curto, médio e longo prazo, então vale a pena investir e fazer uma boa escolha. Você deve estar se perguntando: mas como escolher o aroma que mais tem a ver com o meu negócio? 

Bom, se você quer proporcionar uma experiência perfeita ao seu cliente e ser lembrado sempre pelo cheiro agradável e marcante da sua loja, é preciso ter bem claro alguns pontos sobre ela:

  • Em qual segmento atua
  • Quem é o seu público alvo
  • Qual o estilo dos produtos vendidos
  • Quais os valores da empresa
  • Qual a missão da empresa
  • Qual sensação você deseja passar ao cliente que chegou a sua loja
  • Qual a identidade visual do seu negócio

Além disso, para a escolha e aplicação estratégica do aroma em sua loja, é importante investir em uma consultoria especializada em aromaterapia, para alcançar os melhores resultados.

O marketing olfativo é uma poderosa ferramenta de posicionamento de marca, então ter bastante conhecimento sobre os tópicos acima vai te ajudar a fazer a escolha certa.

Depois de conhecer a importância e os motivos para investir no marketing olfativo, vamos te mostrar algumas combinações de aromas e seus efeitos, para te ajudar na escolha do cheiro da sua loja. 

Combinações de aromas e seus efeitos

Como citamos, a presença de um profissional especializado na escolha do seu aroma faz toda a diferença no posicionamento e identificação com a marca. Mas, saber o que alguns cheiros podem provocar, vai te ajudar a iniciar esse caminho.

  • Lavanda

Proporciona tranquilidade, equilíbrio e harmonia.

  • Alecrim

Garante o frescor e promete eliminar energias negativas do ambiente, sendo capaz de reduzir o estresse.

  • Laranja-doce

Cheiro irreverente, desperta o bom humor, trazendo energia e alegria para a loja.

  • Rosa

Elegante, esse aroma está associado ao romantismo.

  • Limão

Traz o frescor e a limpeza como ponto forte, e é responsável por promover a criatividade e a alegria.

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