Resumo das big 4 fashion weeks: descubra agora como usar na sua loja
Nova York, Londres, Milão e Paris. Você sabe dizer o que essas quatro cidades têm em comum? Elas são as chamadas ‘The big four’, cidades palco das maiores Fashion Weeks, onde todo o mundo da moda acompanha atento as novidades que serão tendência na próxima estação.
Cada semana de moda traz consigo suas próprias características e sua essência, mas, para além das tendências de moda, elas oportunizam a identificação de tendências culturais e sociais contemporâneas.
Leia também: O poder das influenciadoras digitais na moda
Por isso, o que acontece nessas Fashion Weeks é um termômetro para o setor da moda, fundamental para entender as preferências do público e se preparar da melhor forma para a próxima estação. Nas passarelas do hemisfério norte, durante o mês de setembro, desfilaram as coleções de primavera/verão 2023.
Vamos descobrir, então, tudo o que rolou nas The big four deste ano e todas as tendências que as lojas deverão lançar mão para agradar aos consumidores e fazer boas vendas.
New York Fashion Week
Na badalada New York, abrem-se os trabalhos das semanas de moda mundial. Já vivendo os dias mais quentes de verão, a New York Fashion Week trouxe uma trend que veio pra ficar: o cut-out, com seus recortes ousados e assimétricos, e as cores fluorescentes como amarelo, pink e laranja.
Fazendo a cabeça das mais fashionistas, temos os bonés despontando como o grande protagonista para a próxima estação, em diferentes formatos e estampas.
A reformulação de roupas utilitárias, como as modelagens cargo, em combinações com alfaiataria de tons neutros é uma aposta diferente e cheia de estilo, que desfilou pela NYFW.
E por falar em alfaiataria, a trend urbana, mais descolada e despojada é capaz de abraçar vários públicos e ganha as ruas com peças atemporais, de bermudas a blazers.
Peças de underwear à mostra? Siiiiim! O uso das lingeries para compor um look veio forte na New York Fashion Week, trazendo muita sensualidade. As transparências também são bem-vindas!
Saiba mais: Tecidos em alta para 2023
E para fechar, a polêmica calça de cintura baixa ainda não está com os dias contados e se renova para mais uma temporada fashion.
Londres Fashion Week
A London Fashion Week é conhecida por ser uma das semanas de moda mais experimentais, com looks ousados e criativos. Se esse é o branding da sua marca, fique de olho nas tendências apontadas por aqui!
Nas passarelas, já destacamos um verão cheio de frescor com tecidos brilhantes, com cores fortes e vivas. Materiais como o couro e o vinil vão vir com força total na estação.
Além disso, a Semana de Moda Londrina veio trazendo uma forte expressão dramática, com o uso de tules, rendas, véus e muito preto.
Assim como a NYFW, a LFW também trouxe os recortes, transparências e muita sensualidade com os slip dress. Outro ponto alto visto na semana de moda de Londres, apontando sua forte veia experimental, foram as roupas sem gênero definido. Os desfiles mostraram que roupa foi feita para expressar e vestir liberdade.
Entre as cores, a aposta da Londres Fashion Week sem dúvida está no azul. A cor se destacou e, quando não estavam nas roupas, marcaram presença nos acessórios e calçados.
Milão Fashion Week
Com muitas marcas de peso e tradição, a Milão Fashion Week é uma semana de moda muito aguardada, para o acompanhamento das tendências e inovações.
O velho e bom jeans marcou presença e os looks all jeans chegaram com tudo! Conjuntos, lavagens diferenciadas e peças com detalhes e decorações foram vistos na passarela, indicando que a moda continua em alta.
O estilo inspirado em lingerie foi outra aposta altíssima da Milão Fashion Week. Toque acetinado, muita renda, bordados e brilhos, além dos detalhes em transparências, que marcaram presença aqui e lá nas outras semanas de moda.
Vestido e calça? Sim! E quanto mais longo o vestido melhor. Esse foi um truque de estilo apresentado na MFW, que ganhou as passarelas em desfiles de marcas como Armani, Fendi e Versace. Os modelos monocromáticos, de comprimento maxi e com fendas que conferem movimento e sensualidade marcaram presença.
Como também trouxeram as outras semanas de moda, a Milão Fashion Week apostou no clima 80 's, com seus brilhos, paetês, assimetrias, fendas e recortes que garantem o toque sexy no nível máximo.
Ainda pudemos ver a ascensão das micro saias para o verão, dos mais variados estilos, com corte reto, recortes e até em pregas. E aí, será que essa moda vai pegar entre suas clientes?
Paris Fashion Week
Com a Paris Fashion Week se encerra a temporada mais badalada do universo fashion. Essa semana de moda veio confirmando algumas tendências que também marcaram presença nas ‘The big’ deste ano.
As peças utilitárias, como o estilo cargo, extrapolou o uso nas calças, aparecendo em macacões e jaquetas. Elas vêm com muitos bolsos e em tons terrosos.
Os itens handmade, ou feito à mão, também garantem seu lugar na moda, principalmente as produções em crochê, seja em vestidos, conjuntos ou cropped.
Recortes e mais recortes! A pele à mostra, com os cut-out, também é uma tendência que veio forte nas semanas de moda. As peças acrescentam sensualidade ao visual, com uma dose de ousadia.
E então, esse texto te inspirou a buscar as novidades apresentadas nas Fashion Week para a próxima estação?
Lembre-se que um bom estudo da sua marca, posicionamento, branding e conhecimento do público são essenciais para a composição de um estoque eficiente e a realização de vendas assertivas.
Se está em busca de mais informações sobre tendências de varejo, de moda e dicas para alavancar suas vendas, não deixe de acompanhar o nosso blog!