Conheça os tipos de tecidos e malhas para 2023
As coleções primavera-verão já deram as caras em muitas lojas e já deu para sentir o clima do que a estação vem preparando para a moda em 2023. Se você quer conhecer todos os tipos de tecidos e malhas para o novo ano que se aproxima, nós vamos trazer nesse texto as principais tendências.
O cenário pós pandemia, agora com a situação voltando à normalidade, traz nas pessoas o sentimento de otimismo, e isso reflete no modo de vestir, e nos materiais e tecidos que estão em alta.
O que temos de tendência para 2023 são cores enérgicas, intensas, estampas expressivas e a clara preferência ao conforto, quando vemos os tecidos e a modelagem que mais está sendo utilizada. A próxima estação promete muita descontração e sensualidade com tecidos em transparência, acetinados, paetês e metalizados.
Acompanhe com a gente alguns tipos de tecidos e malhas que são tendência para 2023!
Tecidos em alta para 2023
1. Crepe, tricoline e alfaiataria
Os tecidos lisos, de tons intensos e opacos chegam com força total às vitrines. As cores como amarelo, pink, laranja e verde lima se destacam. Aqui misturam-se a irreverência das cores fortes e chamativas, com a sobriedade e elegância dos tecidos do tipo crepe, tricoline e alfaiataria.
A aposta são os looks monocromáticos, que caem muito bem na produção, indo desde o office look às comemorações mais badaladas, com muita criatividade. O oversized vai perdendo espaço, e o uso do blazer sozinho tá liberadíssimo para uma pegada mais arrojada.
2 Paetês
Não resta dúvida que 2023 é o ano do shine, do glow, o ano de brilhar! O tecido em paetê chega nos vestidos, calças, blusas, ganhando grandes proporções no visual. Pra quem adora brilho, essa tendência é um prato cheio pra deixar tudo naquele clima de festa!
A depender da forma de utilização, cria um visual sexy, sem perder em feminilidade. Um uso muito frequente é o paetê aliado à transparência, outra tendência que falaremos mais a frente.
3. Acetinados
Ainda na pegada do brilho intenso, os tecidos acetinados chegaram com tudo. Além do brilho, outra característica desse tecido é o frescor, ideal para o verão brasileiro de altas temperaturas. As peças em acetinado são fluidas, ganham movimento e trazem uma elegância única ao visual.
Há diversos tipos de cetim, mas os mais utilizados serão as composições de poliéster ou poliamida com viscose. A tendência não se limita ao slip dress e surge em itens como camisas, das mais fechadas às mais sexies, saias e até calças. O tecido acetinado ganhou adeptas e pode ser usado da cabeça aos pés!
4. Transparência
É inegável que as transparências exalam sensualidade. Elas surgem para 2023 em tecidos listrados e texturizados, se destacando ainda mais no visual. Seja nos detalhes elegantes ou nos recortes estratégicos que revelam parte do corpo, esse tipo de tecido continua forte e em alta para o próximo ano.
A organza, um tecido com transparência, que ficava restrito aos trajes de festa antigamente, volta com grande destaque. As combinações são variadas e dependem da proposta que o usuário deseja transmitir: mais discrição, com uso de uma regata por baixo, ou mais sexy, com uso de um top de renda.
Os tons vão desde os básicos pretos, passando pelas cores marcantes e sólidas, até chegar às estampas, marcadas pela feminilidade e romantismo.
5. Metalizados
O tecido metalizado tem esse visual futurista e é a peça certa para quem não tem medo de chamar a atenção. E saiba que limitar o uso desse tecido para as festas noturnas é coisa do passado.
O metalizado mostra toda a sua versatilidade mesmo durante o dia, em itens como jaquetas, bolsas, t-shirts, entre outros.
Para 2023, a tendência são as gramaturas mais leves do tecido, mas com seu efeito granulado bastante evidente, nos tons mais claros ou ainda de efeito holográfico.
Outro tecido da família do metalizado que está fazendo o maior sucesso é o lamê, que desponta com cores vibrantes, efeito holográfico ou furta-cor, seja na superfície lisa, com textura ou plissada.
O que não faltam são opções para investir em roupas com tipos de tecidos variados para não fazer feio na primavera-verão 2023.
Deu para notar que os tecidos para 2023 chegaram com tudo, né? O que se vê é o desejo de extravasar e se expressar com todas as cores, texturas e brilhos possíveis, exalando otimismo e autoconfiança. Por isso, não deixe de apostar em looks que seguem essa tendência para arrasar nas vendas para a próxima estação.
Quer ficar por dentro de muita informação e novidades sobre o mundo da moda, do varejo e muito mais? Fique ligada no blog da brands.HUB e aproveite cada conteúdo!