Guia de tendências primavera/verão 2023

Guia de tendências primavera/verão 2023

Quem é varejista do ramo da moda sabe que as principais grifes já mostram, em seus desfiles, quais serão as tendências para a próxima estação. E, tratando-se de primavera/verão, já podemos ter uma boa noção de como o cenário se desenhará. Assim, é imprescindível que os gestores desse ramo se informem bem para saber em que vale a pena investir.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você as principais tendências de moda primavera/verão2023, mostrando as modelagens, tecidos, cores e estilos que estarão em alta e que não poderá faltar em seu estoque. Confira a seguir.

Mini Saia

A saia é um item clássico que mescla feminilidade, versatilidade, e atemporalidade, e pode ser usada em qualquer época do ano. No entanto, a aposta das grandes marcas de moda é a mini saia, que dá um ar de sensualidade ao look, oferecendo também muita personalidade e conforto, já que se trata de um modelo mais fresco. Na semana de moda em Paris, o desfile da Miu Miu ganhou destaque, apresentando micro saias de cintura baixa unidas a com top croppeds, que deixavam toda a barriga a mostra. É importante apostar em diversos estilos para agradar a maior gama de clientes possível

Monocromático

O estilo monocromático já pode ser visto há algum tempo, compondo looks com uma única cor, dando muita personalidade ao visual. Essa tendência tem sido muito popular entre os fashionistas há alguns anos, mas volta com mais força na primavera e no verão. Na Paris Fashion Week, a predominância foram cores com tons mais frios. Mas, nas demais semanas de moda, como a de Nova Iorque e Milão, mesmo grifes famosas pela sua sobriedade, como a Dior, apostaram em tons vibrantes, como o laranja, amarelo neon, vermelho e principalmente o roxo. Assim, é imprescindível oferecer variedade de opções em sua empresa.

Look Amarelo

Uma cor que será tendência na primavera/verão em 2023 será o amarelo. Ele pode vir tanto em tons mais vibrantes, quanto em tons pastéis. A cor possui uma série de significados, mas, em nossa cultura, representa luz, calor, otimismo e descontração. Essas características estão presentes nas estações mais quentes e, por isso, o amarelo foi presença constante nos desfiles de moda. Nesse sentido, a aposta das grandes marcas foi trazer a cor no look inteiro, fazendo uma composição monocromática. Isso oferece ao estilo muita ousadia e elegância, portanto, é uma cor que não poderá faltar no seu estoque.

Brilho e paetês

Outras tendências atemporais são os brilhos e paetês, que dominaram as passarelas em Nova Iorque, Londres e Milão, nos desfiles da Lanvin, Balmain e Balenciaga. São comumente utilizados em ocasiões que demandam mais elegância, hoje, eles aparecem também em situações diurnas e solares, sendo uma grande aposta entre as principais marcas. Nas passarelas, tanto o brilho como o paetê apareceram em diversas situações, reforçando a sua versatilidade. Então, o investimento em vestidos, saias e calças com essa textura, mesmo que apenas em detalhes — como apareceu em algumas peças Valentino — , será algo rentável para quem trabalha nesse ramo.

Top Sutiã

O Top sutiã não é, necessariamente, uma novidade, pois está presente nas tendências dos últimos anos em várias partes do mundo. Mas, ele volta para as estações mais quentes do ano em 2023, porém, com uma diferença. Antes essa peça era utilizada, geralmente, em sobreposições, por baixo de blazers, quimonos ou outras peças maiores. Agora, ele é o protagonista do look e foi apresentado nas passarelas de diversas formas. Para se ter uma ideia, o modelo esteve presente nos desfiles de marcas como a Chanel, famosa pelo seu estilo tradicional. Assim, a ideia das marcas foi oferecer o conceito de versatilidade, mostrando que a peça pode ser utilizada por qualquer pessoa, independente do seu estilo.

Franjas Longas

As franjas fizeram bastante sucesso durante a década de 90 e voltam hoje com muita força. No entanto, as marcas resolveram apostar em um cumprimento maior, oferecendo à composição um toque divertido e estiloso. Na Paris Fashion Week, grifes como Dior, Balmain, e Chloé apostam no movimento oferecido pelas franjas para trazerem mais leveza aos modelos. Embora sejam muito ousadas e cheias de personalidade, são muito versáteis, podendo compor looks mais casuais, ou mais elaborados.

As franjas estarão em diversas peças, como tops, croppeds, vestidos e saias e, ao que tudo indica, será uma tendência muito forte na primavera/verão de 2023, podendo ser uma boa opção de investimento.

Calça Jeans

O jeans é um tecido clássico que jamais caiu no esquecimento. E, por mais que sejam muito populares, estando presentes em shorts, saias, vestidos e jaquetas, por exemplo, não é comum em desfiles de moda. Essa ausência do jeans nas passarelas fica ainda mais acentuada quando se trata das marcas de luxo. No entanto, esse cenário parece estar sendo modificado e nos desfiles de primavera/verão 2023 o jeans reinou — destaque para a sua aparição no desfile Valentino —, apresentando diversas lavagens e modelagens. Esse fato só deixou ainda mais nítida a sua atemporalidade e versatilidade, combinando com diversas situações, diversos estilos e tipos de corpo.

Transparências e recortes sensuais

As transparências e recortes sensuais também apareceram como uma forte tendência de moda nos desfiles de grife como a YSL, Valentino e Balmain. Eles trazem muita elegância e sensualidade ao visual, revelando partes estratégicas do corpo. Podemos perceber uma forte presença desses detalhes na parte da cintura e quadris, sendo uma grande aposta para essas estações.

As semanas de moda nas principais cidades do mundo nos oferecem uma amostra do que está por vir na primavera/verão em 2023. E, como as principais grifes que definem essas apostas, é importante manter atenção aos seus conceitos e saber exatamente onde investir. Gostou do nosso artigo?

Então, continue por aqui e entenda o poder das influenciadoras digitais na moda!