Venda a prazo ou à vista: Entenda o que é melhor para sua loja

Venda a prazo ou à vista: Entenda o que é melhor para sua loja

Oferecer pagamento à vista ou a prazo para os clientes? Qual a melhor opção para a minha loja? Essas são perguntas que todo lojista antenado e preocupado com o próprio negócio e fluxo de clientes já se fez.

Porém, a decisão entre venda à vista ou a prazo não é tão simples assim e é necessário levar prós e contras em consideração na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio e o seu público. 

Por isso, no post de hoje, vamos explicar como funciona de fato a venda a prazo ou à vista, quais as vantagens e desvantagens, e te ajudar a escolher o que é melhor para sua loja. Boa leitura!

Como funciona a venda à vista?

A venda à vista ocorre de forma total no ato da compra, não sendo necessário parcelamentos e pagamentos futuros. Ou seja, o seu negócio consegue organizar as finanças mais rápido com fluxo de caixa imediato.

Para muitos clientes, essa opção é a ideal pois conseguem ter uma maior noção do próprio orçamento, economizar e evitar dívidas. Porém, nem todos os consumidores preferem a venda à vista

Quais as vantagens da venda à vista?

A principal vantagem da venda à vista é o aumento da receita a curto prazo. Dessa forma, é possível ter fluxo de dinheiro em caixa mais rápido e cuidar do seu negócio de maneira mais controlada. 

Com as finanças bem organizadas, é possível pagar os colaboradores da loja, realizar investimentos e criar uma reserva de emergência, por exemplo.

Portanto, a segunda vantagem da venda à vista é justamente essa: planejamento financeiro. Com dinheiro em caixa rapidamente fica mais fácil criar um sistema organizado, tornando mais prático gerenciar o fluxo de caixa e o capital de giro. 

💡 Veja também:  Como fazer a gestão de estoque de uma loja de roupas?

Quais as desvantagens da venda à vista?

Apesar do pagamento à vista ter suas vantagens e ser fundamental em lojas, é uma opção que vem perdendo espaço para a venda a prazo, graças ao surgimento de cartões de crédito e uso frequente pelo público.

Por isso, ao oferecer apenas a opção de venda à vista na sua loja, a vantagem de ter a menor adesão do público pode ocorrer e atrapalhar os seus negócios.

Uma dica legal para esse tipo de pagamento, é criar promoções para pagamentos à vista acima de tantas peças compradas, ou acima de um valor estipulado, por exemplo. 

Mas fique alerta, apesar de o dinheiro imediato no caixa ser citado como uma vantagem para as finanças, isso também pode ser uma desvantagem, pois sem organização e um bom planejamento financeiro, há riscos de gastar demais ou distribuir os recursos de forma errada. 

Vale mesmo a pena oferecer desconto em vendas à vista?

Sim! Porém, para oferecer desconto em suas vendas, é preciso analisar todo o contexto da sua loja. 

Isso porque, não adianta conseguir atrair mais clientes com um desconto, mas não conseguir administrar o valor necessário para os investimentos ou despesas.

Por exemplo, você pode oferecer descontos em determinadas épocas do ano para evitar que um produto acabe ocupando espaço no estoque por muito tempo, ou em datas comemorativas e pontuais. 

💡 Veja também: Como se preparar para as vendas de fim de ano

Como funciona a venda a prazo?

Como o próprio nome indica, a venda a prazo é feita em forma de parcelamentos mensais, que pode ser feito por meio de:

  • cartão de crédito;
  • boleto bancário;
  • outras opções próprias do seu negócio.

Com isso, os clientes conseguem mais tempo para organizar as finanças, efetuar os pagamentos e até mesmo fazer novas compras na sua loja. 

Dessa maneira, a empresa que oferece venda a prazo consegue atrair mais clientes e facilitar a experiência de compra do consumidor dentro da loja. 

💡 Veja também: Como organizar as roupas na sua loja para vender mais

Quais as vantagens da venda a prazo?

Apesar de não significar dinheiro imediato em caixa, a principal vantagem da venda a prazo é o aumento do volume de vendas, ou seja, é uma garantia maior de lucro para a sua loja.

E a forma de pagamento a prazo mais usada pelos consumidores é através do parcelamento no cartão de crédito, o que contribui para a atração e retenção dos seus clientes. 

Além disso, o diferencial competitivo que a venda a prazo pode criar é uma vantagem que pode destacar a sua loja dos concorrentes. Afinal, oferecer benefícios para seus clientes é uma das melhores maneiras de fidelizá-los. 

Isso por ser feito através do pagamento a prazo, de uma quantidade maior de parcelas ou opções de parcelamento sem juros acima de um determinado valor. 

💡 Veja também: Linha de crédito para empresas: como conseguir recursos para sua loja de roupas?

Quais as desvantagens da venda a prazo?

Mesmo com diversas vantagens nas vendas à vista ou a prazo, as desvantagens também existem na venda a prazo, como:

  • possível inadimplência;
  • taxa cobrada pelas maquininhas (operadores de cartão de crédito);
  • perder o controle do fluxo de caixa, pois o dinheiro não entra imediatamente.

Por isso, nossa dica é manter todos os sistemas em segurança, optar pelas maquininhas de crédito com as melhores taxas e manter a organização das suas finanças em dia. 

Afinal, qual escolher: venda à vista ou a prazo?

Após entender melhor sobre venda à vista ou a prazo, a resposta se torna simples: ofereça opções de pagamento à vista e a prazo, mas com foco em alinhar as melhores condições para o seu consumidor e para a sua loja.

Para a venda a prazo, opte sempre por maneiras de segurança junto a operadora da máquina de cartão de crédito para garantir o pagamento sem fraudes. 

E para vendas à vista, só ofereça descontos com um bom planejamento de dinheiro em caixa e estoque para não atrapalhar as finanças da sua loja.

Agora que você já sabe como escolher entre venda a prazo ou à vista, que tal levar a sua loja de roupas para o próximo nível? Cadastre a sua loja no site da brands.HUB e use nossa linha de crédito para compras em atacado e aumente o catálogo de produtos da sua loja para vender ainda mais!