Como fazer a gestão de estoque de uma loja de roupas?

Como fazer a gestão de estoque de uma loja de roupas?

Quem é empreendedor sabe que a pior coisa que pode acontecer é perder venda porque faltou mercadoria no estoque, certo? Por outro lado, produtos acumulados e ocupando espaço também são um desperdício de dinheiro.

Por isso, manter uma gestão de estoque eficiente em uma loja de roupas é um ponto determinante para o sucesso do seu negócio.

Para te ajudar nesta tarefa, listamos neste post as 7 dicas fundamentais para fazer o controle das mercadorias em estoque e garantir que você sempre tenha as quantidades mínimas e máximas de cada peça. Confira!

Separe, classifique e identifique os produtos

O primeiro passo para otimizar a gestão de estoque de uma loja de roupas é entender o cenário atual: quantas peças a loja tem? Quais sãos? São novas ou estão paradas no estoque há tempos?

Para responder essas perguntas é preciso separar, classificar e identificar cada um dos produtos armazenados. Apesar de trabalhoso, isso irá ajudar a trazer uma visão mais clara do ponto de partida para o controle de estoque

Por isso, neste momento, é importante se atentar às melhores formas de classificar as mercadorias — por gênero, por tamanho, por cor ou por modelo, por exemplo. Isso porque esse será o padrão de referência para que qualquer produto da loja seja encontrado e contabilizado no estoque.

Tenha uma quantidade mínima e máxima de cada item

Depois de determinar exatamente quais são os itens que estão no estoque, é o momento de analisar a quantidade de peças e entender o que precisa ser renovado e o que está ocupando espaço.

Se a sua média de venda para camisetas, por exemplo, é de 100 peças ao mês, não faz sentido ter um estoque com milhares de peças armazenadas. 

Quando falamos sobre a gestão de estoque de uma loja de roupas, é preciso entender que as tendências vêm e vão muito rápido. Ou seja, manter um estoque muito grande pode ser um gasto desnecessário de espaço e, principalmente, de dinheiro.

O estoque ideal para loja de roupas deve considerar a quantidade mínima e máxima de cada item. Ou seja, o mínimo para manter a loja até a próxima reposição de estoque sem perder nenhuma venda e o máximo necessário para períodos de alta demanda, como em datas comemorativas, sem sobrecarregar o espaço.

Geralmente, o estoque máximo é considerado como o estoque mínimo mais uma reposição. Se o seu estoque mínimo é de 100 camisetas, por exemplo, e a cada mês você repõe mais 100, o seu estoque máximo de camisetas deve ser de 200 peças.

Quando chegar a 100, é hora de renovar; quando chegar a 200, espere o giro de estoque para renovar o produto.

Avalie o espaço físico

O espaço físico do estoque precisa atender às demandas da loja e ser um facilitador para a organização dos produtos. Por isso, esse também é um fator determinante para o controle de estoque de uma loja de roupas.

Nada de empilhar roupas variadas uma por cima da outra ou manter dezenas de caixas pelo chão. Esse espaço precisa ter o tamanho ideal para armazenar as mercadorias de acordo com a classificação e identificação dos itens.

Além de garantir um controle mais eficiente do estoque, manter um espaço físico adequado também impacta diretamente na experiência do consumidor — mesmo que seu estoque fique escondido.

Assim, caso algum cliente peça algo que está guardado, o atendimento poderá ser muito mais rápido e eficiente se houver um sistema de armazenamento organizado de acordo com a classificação de cada peça.

Controle entradas e saídas das mercadorias

Manter um controle de entradas e saídas dos produtos é o que vai te dar real domínio sobre a gestão de estoque de uma loja de roupas. Isso porque são esses dados que vão te orientar sobre quais produtos precisam ser repostos e quais estão parados.

Esse controle pode ser feito por um software específico, no caso de grandes empresas, ou em planilhas, no caso de empreendimentos menores com estoque reduzido. O mais importante é que cada produto que saia ou que entre da loja esteja listado.

Esses dados são o que torna viável o controle prático do estoque no dia-a-dia. Além disso, essas informações trazem insights importantes sobre os produtos mais vendidos e as preferências de compra dos seus clientes.

Veja também: Qual é o futuro do varejo no mercado da moda?

Mantenha o giro de estoque atualizado

O giro de estoque é o indicador que mede a circulação das mercadorias. Ou seja, quantas vezes os produtos foram vendidos e repostos no estoque em um determinado período de tempo.

Com isso, o giro de estoque ajuda a entender quanto tempo uma peça fica armazenada antes de sair e de quanto em quanto tempo é necessário renovar todas as mercadorias. 

De maneira geral, quanto mais vezes o estoque girar — ou seja, for totalmente renovado —, significa que maiores foram as vendas e que o negócio está mais saudável.

Uma empresa com pouco giro de produtos com certeza está com a saúde financeira em perigo. Por isso, quando esse giro não acontecer naturalmente, é importante estimular a rotatividade de produtos com ofertas e liquidações para peças que estejam paradas.

Faça inventários regularmente

O inventário é como uma lista de todos os produtos que estão armazenados no estoque. Essa é uma tarefa detalhista e que não termina quando você classifica, identifica e separa os produtos pela primeira vez para iniciar a gestão de estoque de uma loja de roupas.

Pelo contrário, o inventário de estoque precisa ser feito regularmente para ter a garantia de que você não está tendo prejuízos por haver produtos faltando ou sobrando na sua loja. 

Apesar de ser possível acompanhar essa informação através de outros relatórios, como as planilhas de entrada e saída, fazer um inventário detalhado semanal ou mensalmente é fundamental para validar essas informações e ter uma visão geral do estoque.

Essa é uma tarefa importante e que deve ser realizada por um gerente ou outra pessoa que lide diretamente com o controle de mercadorias.

Tenha acesso rápido aos fornecedores

Mesmo com todos os cuidados para manter a gestão das mercadorias o mais eficiente possível, existem situações que fogem ao controle, geram alta demanda e consomem todo o estoque.

É o que acontece quando uma pessoa famosa usa determinado tipo de roupa e aquilo se torna uma tendência, por exemplo. Nesse caso, é importante ter acesso fácil aos fornecedores para evitar que falte mercadoria e você perca vendas.

Uma alternativa para fazer essa reposição rápida de estoque é contar com uma plataforma confiável para comprar on-line em atacado direto com as marcas. Assim, sem intermediários, é mais fácil garantir que o produto chegue mais rápido até você.

A brands.HUB, por exemplo, é uma plataforma especializada em conectar lojas de roupas e as maiores marcas fornecedoras do mercado da moda no Brasil. 

O cadastro no sistema é totalmente gratuito e você ainda recebe uma linha de crédito disponível para negociar com as marcas parceiras. Tudo com condições de parcelamento e financiamento facilitadas para renovar o estoque da sua loja.

Não corra o risco de perder mais nenhuma venda! Cadastre o seu negócio na brands.HUB e torne a gestão de estoque da sua loja de roupas mais eficiente e segura em todos os momentos.