Linha de crédito para empresas: como conseguir recursos para sua loja de roupas?
Todo mundo sabe que é preciso investir para fazer um negócio crescer. Mas só quem é empreendedor sabe o quanto pode ser difícil conseguir uma linha de crédito para empresas.
Entretanto, o fato é que o cenário do comércio tem se tornado cada vez mais competitivo nos últimos anos — principalmente o de lojas de roupas. E, para acompanhar esse movimento e fazer o seu negócio se destacar, é necessário investimento.
Então, se você é empreendedor e tem uma ideia para dar o próximo passo e fazer o seu negócio crescer, continue a leitura! No blog de hoje, vamos falar sobre como conseguir linhas de crédito para empresas.
O que é uma linha de crédito?
Uma linha de crédito é a margem que as instituições financeiras estão dispostas a emprestar para uma empresa. Geralmente, esse crédito é disponibilizado para uma finalidade específica, como comprar móveis novos ou abrir outra filial.
A diferença entre as linhas de crédito e os empréstimos comuns é que a linha de crédito funciona como um cartão de crédito.
Ao contrário dos empréstimos, em que você paga a parcela e o valor é simplesmente quitado, a linha de crédito para empresas é rotativa. Ou seja, a cada parcela que você pagar, o valor retorna para o seu limite e pode ser solicitado de novo para outra iniciativa da sua empresa.
Essa é uma das grandes vantagens desse modelo, mas outros pontos positivos das linhas de crédito é que, geralmente, elas têm limites maiores e taxas de juros menores — principalmente quando comparadas ao cartão de crédito e ao cheque especial.
Veja também: Como criar o seu e-commerce de moda em 8 passos
Quem pode pedir uma linha de crédito?
Não existem restrições para pedir uma linha de crédito. Qualquer pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ) pode fazer a solicitação junto ao banco, cooperativa ou financeira de sua confiança.
Mas, atenção! Isso não quer dizer que todo empreendedor terá crédito disponível. As instituições podem fazer — e, geralmente, fazem — uma análise de crédito baseada no perfil de pagador do empreendedor.
O que é necessário para ser aprovado na análise de crédito?
A regra básica para conseguir uma linha de crédito é não ter restrições em seu nome no SPC ou Serasa. Além disso, cada instituição pode ter a sua própria forma de avaliar se um indivíduo é ou não um bom pagador.
Geralmente, as principais avaliações para liberação de uma linha de crédito para empresas são:
- Histórico financeiro: histórico de dívidas anteriores com a instituição ou com outras instituições do mercado;
- Renda mensal: para avaliar se o solicitante tem condições de arcar com o compromisso de quitar a dívida;
- Viabilidade do negócio: para avaliar a capacidade de pagamento integral do valor;
- Garantias: imóveis, veículos, contas a receber ou quaisquer ativos que possam dar mais segurança do pagamento.
Veja também: Como criar vitrines criativas gastando pouco?
5 melhores linhas de crédito para empresas
Está decidido a investir na sua loja de roupas e tem tudo para ser aprovado na hora de conseguir o crédito? Então, confira as 5 melhores linhas de crédito para empresas em 2022:
Crédito para empresas BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece linhas de crédito para pequenas empresas com condições exclusivas para micro, pequenos e médios negócios.
Na maioria dos casos, o limite máximo de crédito é de até 500 mil reais a cada 12 meses. A taxa média de juros é em torno de 1,3% ao mês e o valor pode ser 100% financiado com prazo máximo de até 60 meses para pagamento.
Financiamento
O financiamento também é uma das linhas de crédito para empresas mais comuns no Brasil. A grande diferença dele para o empréstimo é que o financiamento é liberado para uma finalidade específica definida em contrato.
Esse tipo de crédito pode cobrir entre 80% e 100% do bem que se deseja adquirir para a empresa. A taxa de juros varia entre 2% e 7% ao mês e o pagamento pode ser feito em até 60 prestações.
Microcrédito
O microcrédito é uma linha de crédito para pequenas empresas. Nesse caso, o crédito liberado é menor (em torno de 20 mil reais) e com foco em empreendedores que querem começar ou expandir o seu negócio.
A vantagem do microcrédito é que ele tem taxas de juros menores, isenção do IOF e, como é um valor mais baixo, é mais fácil conseguir a aprovação. Os principais bancos com essa linha de crédito são a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e o BNDES.
Investidores-anjo
Investidores-anjo são alternativas fora das instituições bancárias. Na prática, são pessoas físicas que estão dispostas a investir em empresas com alto potencial de crescimento em troca de uma participação no negócio.
A participação do investidor-anjo na empresa é pequena, entre 5% e 10%. A desvantagem desse modelo de crédito é que, geralmente, é preciso passar por seleções para chamar a atenção dessas pessoas.
Uma solução sustentável para o seu negócio crescer!
Apesar da possibilidade de conseguir crédito com instituições financeiras, esse é sempre um processo burocrático. Por isso, uma outra alternativa mais eficiente para alavancar o seu negócio é a brands.HUB.
A brands.HUB é uma plataforma on-line que chegou para revolucionar o varejo de moda no Brasil. Conectando lojistas e grandes fornecedores, queremos oferecer soluções digitais para ajudar a sua loja de roupas a crescer.
Fazendo o cadastro na brands.HUB, a plataforma processa uma análise de crédito disponível para você fazer negócios com as maiores marcas fornecedoras em um único lugar. Sem burocracia e com muita facilidade para expandir o seu negócio!
O cadastro e a análise de crédito são feitos uma única vez. Com a linha de crédito liberada, você está apto a negociar com todas as grandes marcas parceiras e fazer negócios de forma mais prática e eficiente.
É hora de levar a sua loja de roupas para o próximo nível. Cadastre a sua loja no site da brands.HUB e use nossa linha de crédito para empresas para aumentar o catálogo de produtos da sua loja para vender ainda mais!