Como organizar as roupas na sua loja para vender mais
Quem é lojista sabe: é preciso aplicar estratégias para organizar o espaço, atrair os clientes e, consequentemente, vender mais e aumentar os lucros.
Portanto, quando o assunto é como organizar roupas para vender mais, saiba que os detalhes fazem toda a diferença.
Por exemplo, em uma loja de roupas, existem várias formas de organizar os produtos, com objetivo de envolver os consumidores e fazer com que eles adquirem mais peças em uma única compra.
Mas, você sabia que essas estratégias para aumentar as vendas através da organização da loja são conhecidas como visual merchandising? No post de hoje, vamos apresentar três técnicas de como organizar as roupas na sua loja para vender mais e algumas dicas essenciais. Continue a leitura!
Afinal, o que é visual merchandising?
Visual merchandising é toda ação feita dentro de uma loja e que seja pensada de forma estratégica na experiência de compra para o consumidor.
Ou seja, o visual merchandising possui o objetivo de aumentar as vendas por meio de estratégias de organização que estimulem os gatilhos mentais de compra, que vão desde a forma como a vitrine está arrumada, até a exposição e organização das roupas dentro da loja.
Como organizar as roupas na sua loja para vender mais: Conheça 3 estratégias!
Agora que você já sabe o que é visual merchandising, chegou a hora de conhecer 3 estratégias para organizar as roupas na sua loja e vender mais. Confira!
1. Organize as roupas por cor - color blocking
Color blocking é uma técnica que existe desde a década de 1980 que consiste em pegar cores opostas e combiná-las na montagem de roupas.
Apesar de ser um conceito antigo, as grifes de moda estão aderindo cada vez mais a estratégia de color blocking na organização de roupas dentro das lojas.
O objetivo do color blocking é montar looks, ambientes e expor os produtos de forma divertida, criativa e dinâmica para chamar a atenção dos consumidores.
Para te ajudar a organizar as roupas na sua loja com color blocking, separamos 3 dicas:
- Misture tons análogos e cores opostas;
- Use acessórios complementares;
- Aproveite as peças clássicas.
Misture tons análogos e cores opostas
A estratégia de color blocking permite que você organize as roupas na sua loja criando todos os tipos de looks diferentes, desde esportivos, formais, discretos, clássicos e até autênticos.
Dessa forma, você pode organizar as roupas com cores opostas, como laranja e lilás, para chamar a atenção com um visual mais vibrante. Ou com cores complementares, como rosa e vermelho, para um visual mais discreto.
Use acessórios complementares
Usar acessórios complementares para compor um visual mais criativo e divertido, além de ajudar a mesclar as cores, é uma forma de despertar o gatilho de compra do consumidor.
Isso porque, o cliente consegue visualizar um look completo através dessa organização, facilitando o desejo de comprar mais de uma peça.
Aproveite as peças clássicas
Valorizar as peças tradicionais e clássicas na sua loja é uma ótima forma de compor o color blocking, como um blazer, por exemplo.
2. Organize as roupas por marcas
Outra estratégia do visual merchandising é organizar as roupas na loja por marcas, pois é uma forma de maximizar as vendas e valorizar o que as marcas possuem de melhor.
Além disso, organizar as roupas por marcas ajuda na hora de expor coleções e peças novas.
💡 Veja também: 5 iniciativas para fidelizar os clientes da sua loja
3. Combine as categorias de produtos - cross merchandising
O cross merchandising é a estratégia de colocar produtos de categorias diferentes lado a lado com objetivo de aumentar as vendas, técnica que já é usada por lojas de grifes e até mesmo grandes varejistas.
Ao colocar os produtos que se complementam lado a lado, você estimula o desejo de compra de maneira mais aguçada.
Por exemplo, sabe quando você entra em uma loja para comprar uma blusa, mas coincidentemente tem uma calça linda bem pertinho e que combina perfeitamente com o look? Isso mesmo, a calça também vira desejo de consumo, e ela não estava ali aleatoriamente.
Em outras palavras, o cliente que entrar na sua loja consegue se convencer de comprar mais do que iria comprar inicialmente, apenas pelo visual e organização das roupas e acessórios que se complementam.
Bônus: Use outras técnicas de visual merchandising na sua loja
Como dito anteriormente, o visual merchandising envolve toda ação feita dentro da loja pensando na experiência do usuário. Por isso, além de organizar as roupas para vender mais, você pode usar outros elementos dentro da loja para atrair os clientes, como por exemplo:
- Planejar a vitrine com cuidado;
- Organizar a loja de acordo com o seu tipo de público;
- Usar a iluminação da loja a favor dos produtos;
Estimular os sentidos através do marketing olfativo.
Então, preparada para colocar em prática as técnicas do visual merchandising e como organizar roupas para vender na sua loja?
Não deixe de acompanhar as novidades do blog da Brands.HUB, sempre com assuntos da moda e conteúdos completos para alavancar o seu negócio.