Como se preparar para as vendas de fim de ano
O fim de ano é uma excelente oportunidade para você que tem uma loja de roupas intensificar as vendas, conquistar e fidelizar clientes e reforçar seu posicionamento de marca. Mas, para isso, é preciso se preparar e se organizar.
Entre os pontos de atenção necessários para melhor aproveitar o período, estão a organização e disponibilidade do seu estoque para as peças coringas dessa época, e uma boa estratégia de ofertas e promoções para os looks de Natal e Ano Novo.
Se você quer dicas valiosas de como preparar sua loja para as vendas de fim de ano, esse conteúdo é o que você precisa. Acompanhe e coloque em prática as melhores estratégias para o seu negócio!
Como organizar o estoque de roupa
Para muitos lojistas, o gerenciamento do estoque no dia a dia é um grande desafio. E há razão para isso. Um estoque organizado e adequado para a demanda do público da loja é fundamental para as vendas.
Se para o dia a dia, já existe essa complexidade, para períodos específicos, como o fim de ano, o desafio é ainda maior. Quantidades, estilos de roupas, tendências, tudo deve ser avaliado com critério, para que o estoque seja um aliado na sua estratégia para o Natal e Ano Novo.
Seja de forma mais manual, por meio de planilhas, seja por uso de softwares, a realidade é que não é possível pensar em boas vendas sem uma gestão adequada e bem controlada do seu estoque, preservando seu histórico e disponível para consulta de forma simplificada, sempre que necessário.
Além disso, uma gestão bem feita do estoque impacta nas finanças dos seus negócios, reduz os custos e os riscos de prejuízo por compras inadequadas.
Por isso, separamos essas dicas para você olhar para o seu estoque de roupas com bastante atenção e se preparar para as vendas de fim de ano!
1. Conheça seu público
O conhecimento e entendimento de quem são seus clientes é essencial para um estoque de roupa assertivo. No fim do ano, algumas peças são clássicas e sempre buscadas pelo público: branco, rendas e brilho para o réveillon, decotes, estampas e cores para o verão, etc.
Com uma boa análise da necessidade do público, seu estoque se mantém sempre abastecido com os produtos que têm mais saída, e você realiza vendas mais certeiras. Assim, você elabora o estoque com um mix de peças ideal, observando a proporção de cada item.
2. Cadastro e classificação de produtos
A gestão do estoque é uma etapa viva do seu negócio, sempre deve ser revisitada, olhada e calibrada para as necessidades gerais e específicas, como as vendas de fim de ano.
Por isso, o cadastro e posterior classificação de produtos é uma etapa importante. Registre tudo o que entra no estoque, estabelecendo um padrão de cadastro dos produtos. Assim você consegue encontrar as informações com mais facilidade. Por exemplo:
- Descrição do produto
- Código do produto
- Data de aquisição
- Valor de venda
Após cadastrar, classifique as suas peças. Esse é um passo de organização que vai te ajudar muito no dia a dia para controle do estoque. A classificação pode ser feita por:
- Tamanho do produto
- Cores
- Gênero
- Tipos de peças
A padronização das informações é a chave para uma gestão de estoque eficiente e bem feita.
3. Giro de estoque
Na ocasião de datas importantes, como o fim do ano, com Natal e Ano Novo, o giro de estoque é uma boa oportunidade de renovação e atualização, liberando aquelas peças que não tiveram saída em outras oportunidades.
Adotar estratégias programadas para o giro de estoque auxilia a evitar perdas de produtos, que ganham novas oportunidades de serem oferecidos ao público.
Realizar promoções é uma alternativa para fortalecer o giro de estoque. Aproveite as festas de fim de ano para realizar aí na sua loja e tirar das prateleiras aquele produto que não teve saída.
E já que entramos no assunto promoção, vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia e como você pode utilizá-la para as vendas de fim de ano.
Promoções para festas de fim de ano
O fim de ano é uma época muito importante para o comércio varejista, para o qual os consumidores se preparam para grandes eventos, como Natal e Réveillon, além de muitos emendarem férias, viagens, etc. É preciso que sua loja esteja preparada para aproveitar esse aumento de fluxo.
Ofereça condições para que as pessoas se sintam valorizadas e motivadas para a compra. O estoque aqui também é seu aliado! Verifique os produtos que estão sem giro e ofereça descontos, seja de forma progressiva ou em uma única peça.
Com o aumento do poder de compra nessa época do ano e com boas promoções, as chances de crescimento do ticket em compras na sua loja são grandes. Não perca a oportunidade de cativar o seu público.
- Promoções relâmpago
A Black Friday, que acontece em novembro, pode ser um esquenta para o Natal. Vá lançando promoções relâmpago para manter o público aquecido durante todo o mês de dezembro.
Aposte nas novidades
O Natal, o ano novo e a chegada do verão intensificam os desejos de dar aquele refresh no guarda-roupa, com produtos que têm a cara da estação.
É uma época em que as pessoas buscam mais lazer e entretenimento e, claro, looks interessantes para acompanhar cada evento. Por isso, fique ligada no que o seu público quer consumir e também nas tendências para o período.
Não se esqueça de comunicar tudo isso em sua loja, com vitrines temáticas, expositores alinhados à proposta de cada ocasião, e também uma equipe bem treinada e disposta a fidelizar os clientes novos, que com certeza chegarão até você.
E então, sua loja já está preparada para as vendas de fim de ano? Ainda dá tempo de organizar seu estoque de roupas e planejar a estratégia para a melhor época do ano para o varejo.
Não deixe de conferir e acompanhar as novidades do blog da Brands.HUB, sempre com assuntos fresquinhos e conteúdos completos para alavancar o seu negócio.