Como se preparar para as vendas de fim de ano

Como se preparar para as vendas de fim de ano

O fim de ano é uma excelente oportunidade para você que tem uma loja de roupas intensificar as vendas, conquistar e fidelizar clientes e reforçar seu posicionamento de marca. Mas, para isso, é preciso se preparar e se organizar. 

Entre os pontos de atenção necessários para melhor aproveitar o período, estão a organização e disponibilidade do seu estoque para as peças coringas dessa época, e uma boa estratégia de ofertas e promoções para os looks de Natal e Ano Novo. 

Se você quer dicas valiosas de como preparar sua loja para as vendas de fim de ano, esse conteúdo é o que você precisa. Acompanhe e coloque em prática as melhores estratégias para o seu negócio!

Como organizar o estoque de roupa

Para muitos lojistas, o gerenciamento do estoque no dia a dia é um grande desafio. E há razão para isso. Um estoque organizado e adequado para a demanda do público da loja é fundamental para as vendas. 

Se para o dia a dia, já existe essa complexidade, para períodos específicos, como o fim de ano, o desafio é ainda maior. Quantidades, estilos de roupas, tendências, tudo deve ser avaliado com critério, para que o estoque seja um aliado na sua estratégia para o Natal e Ano Novo. 

Seja de forma mais manual, por meio de planilhas, seja por uso de softwares, a realidade é que não é possível pensar em boas vendas sem uma gestão adequada e bem controlada do seu estoque, preservando seu histórico e disponível para consulta de forma simplificada, sempre que necessário. 

Além disso, uma gestão bem feita do estoque impacta nas finanças dos seus negócios, reduz os custos e os riscos de prejuízo por compras inadequadas. 

Por isso, separamos essas dicas para você olhar para o seu estoque de roupas com bastante atenção e se preparar para as vendas de fim de ano! 

1. Conheça seu público

O conhecimento e entendimento de quem são seus clientes é essencial para um estoque de roupa assertivo. No fim do ano, algumas peças são clássicas e sempre buscadas pelo público: branco, rendas e brilho para o réveillon, decotes, estampas e cores para o verão, etc. 

Com uma boa análise da necessidade do público, seu estoque se mantém sempre abastecido com os produtos que têm mais saída, e você realiza vendas mais certeiras. Assim, você elabora o estoque com um mix de peças ideal, observando a proporção de cada item. 

2. Cadastro e classificação de produtos

A gestão do estoque é uma etapa viva do seu negócio, sempre deve ser revisitada, olhada e calibrada para as necessidades gerais e específicas, como as vendas de fim de ano. 

Por isso, o cadastro e posterior classificação de produtos é uma etapa importante. Registre tudo o que entra no estoque, estabelecendo um padrão de cadastro dos produtos. Assim você consegue encontrar as informações com mais facilidade. Por exemplo:

  • Descrição do produto
  • Código do produto
  • Data de aquisição
  • Valor de venda

Após cadastrar, classifique as suas peças. Esse é um passo de organização que vai te ajudar muito no dia a dia para controle do estoque. A classificação pode ser feita por:

  • Tamanho do produto
  • Cores
  • Gênero
  • Tipos de peças

A padronização das informações é a chave para uma gestão de estoque eficiente e bem feita.

3. Giro de estoque

Na ocasião de datas importantes, como o fim do ano, com Natal e Ano Novo, o giro de estoque é uma boa oportunidade de renovação e atualização, liberando aquelas peças que não tiveram saída em outras oportunidades.

Adotar estratégias programadas para o giro de estoque auxilia a evitar perdas de produtos, que ganham novas oportunidades de serem oferecidos ao público.

Realizar promoções é uma alternativa para fortalecer o giro de estoque. Aproveite as festas de fim de ano para realizar aí na sua loja e tirar das prateleiras aquele produto que não teve saída. 

E já que entramos no assunto promoção, vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia e como você pode utilizá-la para as vendas de fim de ano. 

Promoções para festas de fim de ano

O fim de ano é uma época muito importante para o comércio varejista, para o qual os consumidores se preparam para grandes eventos, como Natal e Réveillon, além de muitos emendarem férias, viagens, etc. É preciso que sua loja esteja preparada para aproveitar esse aumento de fluxo. 

Ofereça condições para que as pessoas se sintam valorizadas e motivadas para a compra. O estoque aqui também é seu aliado! Verifique os produtos que estão sem giro e ofereça descontos, seja de forma progressiva ou em uma única peça. 

Com o aumento do poder de compra nessa época do ano e com boas promoções, as chances de crescimento do ticket em compras na sua loja são grandes. Não perca a oportunidade de cativar o seu público.

- Promoções relâmpago

A Black Friday, que acontece em novembro, pode ser um esquenta para o Natal. Vá lançando promoções relâmpago para manter o público aquecido durante todo o mês de dezembro.

Aposte nas novidades

O Natal, o ano novo e a chegada do verão intensificam os desejos de dar aquele refresh no guarda-roupa, com produtos que têm a cara da estação. 

É uma época em que as pessoas buscam mais lazer e entretenimento e, claro, looks interessantes para acompanhar cada evento. Por isso, fique ligada no que o seu público quer consumir e também nas tendências para o período. 

Não se esqueça de comunicar tudo isso em sua loja, com vitrines temáticas, expositores alinhados à proposta de cada ocasião, e também uma equipe bem treinada e disposta a fidelizar os clientes novos, que com certeza chegarão até você.

E então, sua loja já está preparada para as vendas de fim de ano? Ainda dá tempo de organizar seu estoque de roupas e planejar a estratégia para a melhor época do ano para o varejo. 

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