Saiba como preparar sua loja para a Black Friday

Saiba como preparar sua loja para a Black Friday

A Black Friday se aproxima e você já deve estar cuidando dos preparativos em sua loja para aproveitar a data. A ação, que teve origem no exterior e, neste ano, acontece no dia 25 de novembro, se consolidou como uma importante iniciativa do varejo para alavancar os negócios e as vendas.

Para a data, os clientes esperam bons descontos para adquirir aqueles itens tão desejados. Então, o lojista precisa estar preparado para atender essa expectativa da melhor forma e, sua loja, devidamente preparada para garantir bons resultados na Black Friday.

Por isso, hoje viemos te apresentar algumas dicas de como preparar a sua loja para fazer boas vendas neste dia de ofertas e descontos. Vamos lá?

1. Organize seu estoque para a Black Friday

Para começar os preparativos para a Black Friday em sua loja, mergulhe no seu estoque. Um estoque eficiente e bem organizado é fundamental durante todo o ano e, em época de promoções como a Black Friday é ainda mais importante para evitar desperdícios e prejuízos para a loja. 

Hora de renovar o estoque

A Black Friday é uma boa oportunidade para revirar o estoque e dar vazão aos itens que estão encalhados. Com isso, é possível abrir espaço para os produtos novos e renovar seu estoque. 

Faça um levantamento dos itens de coleções passadas e outros que não tiveram saída, capriche no desconto e aproveite a oportunidade.

Prepare-se para a demanda

É importante prever uma demanda aumentada para o período da Black Friday. Então, sua loja precisa estar preparada para isso, com peças suficientes no estoque que atendam ao fluxo e à expectativa dos clientes. 

2. Planeje os descontos

Com o estoque revisitado e organizado, é hora de planejar os descontos e a precificação dos produtos da sua loja para a Black Friday. Tenha em mente que os clientes aguardam bons descontos na data, então faça valer a pena, sem esquecer seus lucros também, é claro.

Ainda sobre descontos, é importante lembrar: não engane os seus clientes. Ofereça descontos reais. No Brasil, a data já ficou conhecida por Black Fraude, diante da tentativa de lojistas de ludibriar os clientes, simulando descontos fakes. 

Uma boa alternativa para os descontos, é adotar a estratégia dos descontos progressivos de acordo com a quantidade de peças compradas. Ex: compre uma peça, ganhe 30%, compre duas e ganhe 40% e assim por diante. Dessa forma, o cliente ganha em desconto e você ganha no giro das mercadorias. 

3 Cuide da comunicação e do marketing

Uma boa comunicação e estratégia de marketing são muito importantes para alavancar as vendas da sua loja na Black Friday, afinal, é por meio delas que os clientes saberão dos descontos e ofertas.

Como é uma data muito aguardada pelos clientes, muitos planejam com antecedência suas compras, por isso, o ideal é que você inicie a divulgação com uma antecedência de pelo menos uma semana. 

Aí vão algumas dicas para organizar sua comunicação na Black Friday.

Use a tecnologia para se aproximar dos clientes

Aplicativos de mensagens, emails, rede social são algumas ferramentas que você pode e deve usar para manter um canal aberto de relacionamento e proximidade com os seus clientes. Utilize-os para falar sobre as promoções da Black Friday e o que você está preparando para eles.

Capriche no visual merchandising

A organização da sua loja deve refletir a campanha da Black Friday, ou seja, ao entrar, o cliente precisa compreender quais são as peças com desconto e sua disposição no interior da loja. 

A vitrine também deve comunicar os produtos que estão com desconto, seguindo a identidade visual da sua marca. Organize ilhas promocionais para os produtos que estavam parados no estoque.

Aliando as ações de marketing com a comunicação visual da sua loja, as chances de bons resultados na Black Friday aumentam consideravelmente.

4 Valorize seus clientes fiéis

A Black Friday, sem dúvida, é uma ótima forma de alcançar muitas pessoas e conseguir novos clientes para a sua loja. Mas, tão importante quanto conquistar esse público, é manter satisfeito e fidelizado quem já caminha com você a mais tempo. 

Para eles, você pode oferecer algumas facilidades diferenciadas, tais como: criar algumas ofertas exclusivas, oferecer desconto maior, estender o prazo de pagamento ou ainda garantir alguns mimos e benefícios.

Não perca a oportunidade de atender bem os clientes já cativos da sua loja na Black Friday.

Agora que você já sabe como preparar a sua loja para essa data tão aguardada, é hora de colocar a mão na massa e se organizar para realizar boas vendas na Black Friday!

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