Upcycling na moda: a indústria têxtil já entendeu a necessidade. E sua marca?

Upcycling na moda: a indústria têxtil já entendeu a necessidade. E sua marca?

A sua marca já entendeu os impactos que a indústria da moda provoca no meio ambiente? Se sim, o que tem feito para minimizá-los? O conceito do upcycling na moda surge como uma alternativa para que marcas e indústria têxtil contribuam com essa transformação. 

Reaproveitar, reutilizar, dar vida nova a algo que já existe. Consegue imaginar isso na moda? Pois esse é um movimento necessário diante da busca por um futuro sustentável.

Por isso, discutir o assunto e encontrar soluções é fundamental para a realidade atual e até mesmo para a sobrevivência dos negócios, já que estudos apontam que quase 90% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis.

Diversas áreas já estão focadas na redução do desperdício, no reaproveitamento e na otimização dos recursos em sua atuação. Com a moda não seria diferente. A prática do upcycling visa ampliar o ciclo de vida de materiais, prolongando a vida útil de diversos produtos que teriam o lixo como destino.

Todo esse movimento vai de encontro ao consumo fast fashion que está longe de ser sustentável, tanto ambiental, como socialmente.

Quer entender tudo sobre upcycling, moda sustentável e como a sua marca pode (e deve!) fazer parte dessa transformação? 

Vem com a gente que esse texto vai tirar suas dúvidas e provocar a reflexão sobre os caminhos necessários para que a indústria da moda se responsabilize e se conscientize sobre a importância das mudanças.

O que é upcycling

Upcycling é uma técnica que reaproveita materiais já existentes e os transforma em produtos novos, totalmente repaginados para ser utilizado outra vez. Peças que seriam descartadas ganham uma nova roupagem para continuarem circulando. 

Além de sustentável, a técnica também é rentável para as marcas e favorável para os consumidores, já que o novo produto ganha poder de venda, e exclusividade, pois dificilmente será reproduzida da mesma forma em outra peça.

Você pode estar se perguntando: mas a moda é capaz de provocar tantos impactos negativos ao meio ambiente? E a resposta é, sim. Ou mais, uma matéria do site Business Of Fashion e o levantamento da instituição Ellen MacArthur Foundation apontou que a indústria da moda produz em todo o mundo mais de 50 milhões de toneladas de fibras têxteis e 70% acaba em aterros sanitários.

Ainda: a indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera, ficando atrás apenas do setor petrolífero. O poliéster, uma das fibras mais utilizadas pelo setor, leva mais de 200 anos para se decompor.

Todo esse impacto precisa ser freado, daí a importância de marcas e toda a indústria da moda adotarem medidas de redução de danos, como o upcycling. 

Mas essa é apenas uma possibilidade de solução. Precisamos falar sobre a moda sustentável. 

Qual a importância da moda sustentável

A partir da necessidade de se pensar em um consumo mais consciente e na redução dos impactos gerados a partir da produção e fabricação de novos produtos e também do seu descarte, surgem vertentes e movimentos voltados à sustentabilidade.

A moda sustentável é um modelo crescente que busca repensar os processos dessa indústria, vislumbrando a sustentabilidade, e abrange todo o sistema da moda, que vai desde as matérias-primas utilizadas para a fabricação, até o seu ciclo final de vida e descarte. 

Os desafios são grandes, mas o movimento tem ganhado força entre as marcas, e também entre os consumidores, que enxergam a causa sustentável como o caminho para o futuro.

E as marcas, como se adequam à moda sustentável?

Ao abraçar essa causa, a marca precisa adotar um posicionamento que seja coerente à mudança realizada. Algumas medidas podem ser empregadas visando reduzir os impactos, na busca por um modelo que respeite as pessoas envolvidas no processo e o meio ambiente.

A escolha por tecidos que causem menos danos à natureza, um detalhe na confecção e acabamento do produto que prolonguem a sua vida útil, a busca por matérias-primas de procedência, que respeitem o meio ambiente, a adoção de processos que visem à redução de desperdícios e assegurar condições dignas de trabalho são algumas iniciativas que as marcas podem começar a considerar para praticar a moda sustentável.

A água é um recurso escasso e a indústria da moda é uma das maiores consumidoras em todo o mundo. Para fabricar um par de jeans são gastos cerca de 7 mil litros de água. 

Limitar o seu uso durante a produção e escolher tecidos que utilizem pouca ou nenhuma água na produção, também são atitudes que caminham ao lado da sustentabilidade.

Alguns exemplos de moda sustentável são: a moda circular, o upcycling, o slow fashion, o brechó, a moda consciente, a moda ética, entre outros. 

Conheça marcas que praticam moda sustentável

Quer se inspirar em marcas que praticam a moda sustentável? Conheça algumas presentes no nosso portfólio. A brands.HUB é um ecossistema que reúne diversas marcas em um só lugar, revolucionando as compras em atacado.

Sau Swim

Moda com causa, que exala seus porquês, com peças que unem design e funcionalidade.

AM Brasil

A marca valoriza o artesanal, feito à mão, com uma produção 100% local e familiar comprometida em aprimorar técnicas, apoiar e gerar trabalho aos artesãos.

Angel

Marca feminina, que personifica a mulher real, ativa, que acredita na sustentabilidade e em si mesma.

Oligioia

Possui a redução dos impactos ambientais como um de seus compromissos. Por isso, trabalha com tecidos certificados e brasileiros, produz botões e ponteiras feitos da casca de coco e madeira, além de não utilizar tecido sintético e de origem animal.

E então, a sua marca está preparada para assumir a moda sustentável e ser agente das mudanças que o mundo precisa? Torcemos para que sim!

Venha fazer parte da família brands.HUB!

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