Tecnologia e o futuro das vendas em atacado
O atual cenário tecnológico permite que o varejo de moda se beneficie de diversas formas. No futuro a tendência é que marcas e lojas se apropriem das tecnologias para suas transações comerciais de forma ainda mais intensa, podendo melhorar seus resultados de maneira exponencial. Vamos falar um pouco mais sobre o uso da tecnologia na moda, algumas novidades das vendas por atacado, entre outras informações. Continue por aqui e confira!
A tecnologia no atacado distribuidor
O atacado distribuidor é um dos ramos que mais investe em tecnologia e inovação, visando a melhora dos seus processos e resultados. Segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o mercado de atacado de moda se destacou por um aumento de faturamento nos últimos anos, os dados apontaram um crescimento do número de vendas através de e-commerce. Nesse sentido, os lojistas puderam criar novas estratégias de venda e de aprimoramento do relacionamento com o cliente. Além disso, a gestão de negócios orientada por dados e a automação de processos também contribuíram para que esse ramo faturasse, apenas em 2020, cerca de 287 bilhões de reais.
Novidades tecnológicas para o atacado
Agora que sabemos a importância do uso das ferramentas de tecnologia para o crescimento das vendas no atacado, mencionaremos algumas tendências que trarão ainda mais impactos para esse mercado. Veja!
1. Cloud computing
Soluções como a cloud computing — tecnologia que concede acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet — continuarão a ser uma tendência relevante. Essa alternativa dá mobilidade às operações, já que as informações contidas em nuvem podem ser acessadas por qualquer pessoa autorizada, em qualquer lugar, desde que haja acesso à internet. Esse acesso facilitado a dados permite uma tomada de decisão mais embasada, e promove a centralização das operações, gerando vantagem competitiva.
2. Gestão orientada a dados
Uma tendência importante trazida pelas novas tecnologias diz respeito à integração de programas de computador (softwares) que unem informações de diferentes departamentos. Isso traz uma gama de benefícios para as marcas, pois possibilita uma tomada de decisão mais ágil, levando em consideração as diversas áreas da organização. A adoção dessa estratégia impacta positivamente o trabalho dos colaboradores inseridos na cadeia de produção. Um vendedor, por exemplo, necessita de informações atualizadas sobre o produto o tempo todo e tê-los a sua disposição facilita as suas decisões.
3. Automação de processos
A automação também é uma forte tendência tecnológica para o atacado distribuidor de moda. Ela possibilita aos atacadistas uma administração mais eficiente, impactando na gerência do transporte, provimento de pessoal, armazenamento de mercadoria, entre outras áreas. Assim, a combinação entre inovação em inteligência artificial e learn machine oferecerá aos atacadistas uma facilidade na análise de dados para a administração da sua empresa.
Vale lembrar que processos de automação geram também a diminuição de custos, já que o trabalho será realizado por um software, e menor incidência de falhas, contribuindo para a melhora de resultados.
4. Internet das Coisas
Outra novidade nas vendas por atacado é a Internet das Coisas — Internet of Things, ou IoT. Esse conceito consiste na ideia da integração entre o “mundo real” e o digital, permitindo que as pessoas estabeleçam uma comunicação. Ou seja, é uma referência à capacidade de diferentes tipos de objetos se conectarem com a internet — desde eletrodomésticos até carros —, coletando e transmitindo dados a partir da nuvem. Assim, esses dados podem ser classificados, organizados e analisados pela empresa, permitindo que os gestores realizem uma avaliação precisa e detalhada das operações. Assim, é possível identificar qualquer tipo de falha ou dificuldade nos processos, promovendo eficiência nas rotinas de trabalho.
5. Business Intelligence (BI)
Como podemos perceber até aqui, a coleta e análise de dados para a tomada de decisão é uma tendência tecnológica capaz de mudar os rumos de uma empresa. Nesse sentido, para que ela possa lidar com grandes volumes de informações — tanto internas, quanto externas —, visando a busca de insights, é preciso fazer o uso da Business Intelligence. O BI trata-se do processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Ele eleva a inteligência dos dados coletados para que as decisões sejam mais assertivas, possibilitando que os gestores possam entender a complexidade do seu negócio, pois contarão com mais previsibilidade de cenários. Como podemos perceber, a tecnologia é algo crucial para as organizações, independente do ramo, principalmente se tratando do atacado de moda.
É preciso que esse mercado conheça a fundo essas soluções, para conseguirem aplicar da melhor maneira, melhorando a relação com o cliente e os colaboradores envolvidos no trabalho. Sabemos também que as empresas trabalham com um fluxo de dados significativos que são capazes de guiar as suas estratégias. No entanto, realizar a sua captação, organização e análise é fundamental para que as decisões sejam tomadas de modo ágil e assertivo. Gostou do nosso artigo?
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