O que significa a expressão "cliente tóxico"? Aprenda como identificar e lidar

O que significa a expressão "cliente tóxico"? Aprenda como identificar e lidar

O relacionamento com os clientes é um bem muito valioso para o lojista. Por isso, essa relação precisa ser equilibrada, justa e respeitosa. A situação muda de figura quando surge um cliente tóxico. Você já teve algum?

O cliente tóxico não deve jamais ser confundido com o cliente exigente. O primeiro tipo ultrapassa os limites da boa convivência, constrangendo e prejudicando a outra parte, nesse caso, o vendedor/lojista. 

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Mas como saber que estamos diante de um cliente tóxico? De que maneiras é possível identificá-lo? E quando surge esse cliente, como lidar com ele? Se esses questionamentos passaram pela sua cabeça, você precisa acompanhar esse texto para dar um basta de uma vez por todas nessa situação. Vamos nessa?

Como identificar um cliente tóxico?

Quando falamos em vendas, o lojista precisa estar ciente de que diferentes tipos de clientes irão surgir em seu negócio e é necessário inteligência e jogo de cintura para lidar com todos eles.

Por isso, é muito importante identificar logo de cara quando surge o cliente tóxico. Este é, sim, nocivo ao seu negócio e pode te dar muita dor de cabeça. Levantamos alguns sinais clássicos que apontam que você está diante de um cliente deste tipo. 

  • O cliente tóxico nunca está satisfeito com o serviço ou produto. Suas críticas são feitas de forma desrespeitosas e sem levar em consideração a pessoa que está do outro lado.
  • A única pessoa beneficiada na relação com o cliente tóxico é ele mesmo. Todas as suas falas e ações levam em conta apenas o seu bem-estar e benefício. 
  • As exigências feitas pelo cliente tóxico estão acima daquilo que o atendimento ou o próprio negócio consegue solucionar.
  • Esse tipo de cliente te faz sentir mal e rebaixado, como se o seu negócio, produto e serviço nunca estivesse certo.
  • O cliente tóxico usa de mentiras para manipular uma situação e está sempre fazendo comparações que rebaixem o seu negócio, em relação à concorrência.

Conseguiu identificar algum cliente nas situações acima? Acalme-se, pois agora vamos te mostrar de quais maneiras você pode lidar com o cliente tóxico, para o bem da sua saúde mental e pela saúde do seu negócio também.

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Como lidar com o cliente tóxico?

Pode ser um choque perceber que se está diante de um cliente tóxico e não saber como lidar com a situação. 

Tenha em mente que, em alguns casos, as ações desse cliente são sutis ou podem estar disfarçadas de cuidado e zelo, mas ao fim de um contato, o que fica é o esgotamento e a sensação de insuficiência. Então se algum cliente te provoca esses sentimentos, abra os olhos e saiba como lidar com ele.

Respeito acima de tudo

Não há como uma relação ir pra frente se não houver respeito. Por isso, ao identificar uma atitude desrespeitosa, acenda o alerta e siga a próxima dica.

Estabeleça limites

Todos os clientes precisam entender os limites da relação e isso quem irá estabelecer é você. O cliente tóxico age e se cria em espaços onde não há limites bem definidos. Então, deixe sempre claro qual o limite aceitável nesse relacionamento. 

Algumas situações são inaceitáveis e devem ser pontuadas de forma educada e firme ao cliente de que esse comportamento não será tolerado em seu espaço. Podemos citar como exemplo: ofensas ao produto, pessoa ou atendimento, colocar em dúvida a capacidade do lojista ou equipe por fatores externos, como idade ou aparência, ou preconceitos de qualquer tipo. 

Não negocie seus valores

Como já dissemos, o cliente tóxico age pensando apenas no seu bem-estar. Por isso, tenha claro quais valores são inegociáveis nessa relação e não ceda a propostas absurdas. 

Claro que quem trabalha com vendas precisa ser flexível a alguns pontos, mas quando perceber que isso está esbarrando nos valores e princípios da sua marca, é hora de ligar o alerta e voltar às dicas anteriores.

Se o seu negócio preza por valores como honestidade e justiça, não aceite vender seus produtos abaixo do valor que considera justo do ponto de vista comercial, pois no fim, é apenas você, lojista, quem sai perdendo.

Assuma as rédeas do seu negócio

O cliente é uma peça fundamental para o sucesso do seu negócio, mas quem controla e gerencia a empresa é você. Então não permita que o cliente tóxico diga como vai se resolver qualquer situação. 

Apresente as soluções com base no que você acredita e deixe sempre claro que você é o responsável pelo negócio.

Use sempre a verdade e a transparência

Como já mencionamos, o cliente tóxico se utiliza de mentiras para manipular situações que o coloque sempre em posição de vantagem. Trabalhe sempre com a verdade e com a transparência para resolver os conflitos.

Procure sempre conversar e confirmar informações por escrito, em aplicativos de mensagem, por exemplo. Assim, fica difícil distorcer falas ou entendimentos sobre as questões. 

Demita o cliente tóxico

Se todas as tentativas já foram feitas para tornar a relação mais amistosa e saudável, não resta outra alternativa a não ser romper com esse cliente. 

O cliente tóxico dificilmente vai mudar e deixar de te trazer problemas, então, para o bem do seu negócio e da sua saúde mental, demita esse cliente.

De maneira firme e direta, agradeça o interesse dele pela sua loja, informe que não aceita esse tipo de comportamento e, por isso, não pode continuar a atendê-lo. Caso o cliente insista em um comportamento agressivo ou desconfortável, convide-o, educadamente, a se retirar do espaço.

Outras formas de lidar com um cliente tóxico, é investindo em consultorias e treinamentos com especialistas em RH ou vendas para encontrar direcionamentos sobre a situação.

E então, você já esteve diante de um cliente tóxico? Esperamos que a partir da leitura desse texto você consiga identificar com clareza e aprenda a lidar da melhor maneira com a situação.

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