Como escolher o melhor manequim para sua loja?

Como escolher o melhor manequim para sua loja?

Com uma imensa variedade de modelos, o manequim tem papel fundamental na composição da loja, apresentação dos produtos e, também, influência nas vendas. Por isso, a sua escolha deve ser bem pensada e estratégica com a mensagem que você deseja passar ao consumidor.

Uma vitrine criativa e os manequins que a compõem são a primeira imagem que o cliente tem da loja, então a escolha pelo melhor manequim deve vir acompanhada da compreensão de qual é o seu público e para quem você deseja vender.

Além disso, uma escolha acertada leva em consideração, ainda, a leitura visual do produto exposto, ou seja, pelo manequim é possível valorizar ou desvalorizar o produto vendido.

Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher o melhor manequim para sua loja, acompanhe esse texto, com dicas valiosas para não errar na escolha e fazer boas vendas!

Materiais dos manequins

Para escolher o material mais adequado para a sua loja, é preciso levar em consideração o perfil dela e do seu público e a disponibilidade financeira para adquirir o manequim, pois a qualidade, durabilidade e fidelidade ao corpo humano interferem diretamente no valor do item.

Atenção! É necessário adotar uma política de manutenção dos manequins, para que eles permaneçam sempre com bom aspecto. 

Abaixo vamos falar um pouco sobre os materiais de manequim mais encontrados no mercado e suas características.

  • Polipropileno: é o tipo de qualidade mais inferior, amassa com facilidade e sua modelagem não valoriza o caimento dos looks.
  • Fibra de vidro: é o material mais encontrado nas lojas, possui uma modelagem superior ao de polipropileno, mas é menos resistente e mais pesado.
  • Polietileno: um tipo de plástico ecofriendly, que é mais durável e apresenta maior resistência à quedas. Sua modelagem permite uma apresentação mais interessante dos produtos, devido ao seu formato bem próximo ao corpo humano. Possui custo superior ao de fibra e, em contrapartida, apresenta qualidade superior também. 

Leia também: Mix de produtos para a sua loja - como planejar?

Acabamento de superfície dos manequins

Também pensando em o que você deseja comunicar com seus manequins, é preciso escolher o acabamento de superfície do item. 

Entre as opções do mercado, encontram-se os brilhantes, foscos, lixados, acetinados, coloridos, entre outros. Os manequins brilhantes, somados à iluminação da loja, podem ofuscar o produto exibido, pelo excesso de brilho. Por isso, os acetinados ou do tipo semi-brilho são bem indicados para alcançar esse equilíbrio.

Já os manequins coloridos, tendem a se destacarem aos produtos exibidos nele, por isso, deve-se avaliar a sua estratégia de design, conceito da marca e, novamente, o público que deseja atingir. 

A dica é apostar nos manequins brancos, mais tradicionais, ou pretos, que dão um toque de elegância, ou ainda os cinzas, que ganham em versatilidade. 

Manequins com poses

Para se adequar a um mercado em constante inovação, os manequins deixaram de ser apenas estáticos e passaram a ser encontrados com poses diversas, que são as escolhas mais indicadas.

Isso porque as poses permitem mais dinamismo à loja, dando um toque de movimento e modernidade. Uma parada de perna diferente ou uma mão na cintura já provocam mais simpatia ao consumidor que visualiza sua vitrine. 

Busto ou manequim?

Essa é uma dúvida frequente e comum, que só pode ser respondida de uma forma: depende! 

Sim, a sua escolha vai variar a depender de alguns fatores, que falaremos em seguida, ou ainda, nem é preciso escolher. É possível usar os dois tipos de displays em sua loja, fazendo uma composição com os modelos. 

Confira algumas características e usos dos dois modelos para fazer a melhor escolha: 

Busto:

  • Ideal para roupas mais leves, fluidas, alfaiataria, marcas mais despojadas e casuais, moda praia e íntima;
  • Boa escolha também para as lojas menores; 
  • Pode ter o seu pedestal personalizado, adotando aspectos de acordo com seu posicionamento: vintage, clássico, retrô, rústico, sofisticado, etc.

Manequim:

  • É preciso atenção à modelagem do seu produto, para que ele esteja apresentado de forma harmônica no manequim;
  • Evite colocar manequins com poses muito diferentes, pois podem dificultar o agrupamento e a conexão entre eles;
  • Aposte nas bases de vidro, que são facilmente camufladas, neutras e adaptáveis. 

Outros tipos de manequim

Os manequins para exposição das peças são os mais conhecidos e utilizados, porém há outros tipos, com finalidades e usos diferentes, como para auxiliar o trabalho de costureiras e estilistas. Conheça alguns:

  • Manequim de modelagem;
  • Manequim de peça piloto;
  • Manequim fixo;
  • Manequim para interior de loja;
  • Manequim busto;
  • Manequim rotatório;
  • Manequim para vitrine.

Deu pra notar que a escolha do melhor manequim para a sua loja envolve muitos fatores e conhecimento sobre seu público faz toda a diferença, não é mesmo? 

Portanto, avalie bem as necessidades e as características do seu negócio para fazer a escolha certa! 

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