7 ações de promoção de vendas para loja de roupas
Quando o assunto é fazer promoção em loja de roupas existem estratégias que já são via de regra para se manter em destaque perante a concorrência, não é mesmo?
Como por exemplo, ter uma loja bem organizada, equipe treinada, decoração e manequins atrativos.
Mas, além dessas técnicas, apostar em ações para chamar atenção dos clientes pode fazer toda diferença no seu negócio varejista.
Por isso, separamos 7 dicas de estratégias de promoção de vendas para loja de roupas, confira a seguir!
- Happy Hour;
- Ofertas do dia;
- Compre 2 leve 3 peças;
- Cupons antecipados;
- Cupons bônus;
- Combos selecionados;
- Ofereça brindes.
1. Happy hour
Aplicar o Happy Hour não é uma tarefa difícil, mas requer planejamento, viu?
Para isso, é necessário definir um horário, quais os dias - ou qual o dia - da semana para aplicar descontos exclusivos e dar aquele destaque especial em peças selecionadas.
Essas promoções em loja de roupas, além de incentivar o consumo, ajudam no retorno do cliente em algum momento diferente, aumentando também o estímulo da compra recorrente.
Uma dica é fazer o teste de aplicar o Happy Hour em horários que são de menor tráfego na loja - mas não com frequência - pois isso pode ajudar a aumentar a movimentação do seu estabelecimento.
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2. Ofertas do dia
A intenção é pré-agendar promoções de roupas específicas para estimular o retorno do cliente em diferentes dias da semana ou do mês.
Atente-se aos detalhes, pois regras de compras devem ser especificadas e as peças em ofertas devem estar bem sinalizadas.
Portanto, colocar roupas das ofertas do dia em destaque na loja é primordial, mas vale lembrar que o lançamento da estação deve ser mantido no preço normal.
Isso porque, caso o cliente veja a nova coleção com um preço mais baixo, o mesmo não comprará com o valor de lançamento e não optará pelas roupas que já estão em ofertas.
Dessa forma, é possível vender as roupas da coleção e chamar a atenção para aumentar o consumo através das roupas com preços promocionais.
Um exemplo de como funcionaria as ofertas do dia:
- às segundas e quartas, a loja disponibilizará 20% de desconto em roupas íntimas;
- às terças e quintas, roupas infantis, etc.
3. Compre 2 leve 3 peças
Considerada a prática mais utilizada entre os varejistas, é uma das melhores estratégias para o aumento de ticket médio, além de vender produtos que estavam a mais tempo em estoque e incentivar ainda mais as compras.
A quantidade mínima de peças a serem compradas são definidas pelo lojista, que deve levar em conta que é importante considerar a margem de lucro e a quantidade de peças que estão disponíveis em estoque.
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4. Cupons antecipados
Com cupons antecipados é possível selecionar um valor de desconto durante um período que também é pré-estabelecido, com uma comunicação visual evidente e bem explicada.
O principal foco é levar diferentes pessoas a conhecerem o estabelecimento, por isso, panfletos com informações certas, ou peças bem desenvolvidas, costumam mostrar o apreço da marca com a imagem da empresa e de seus clientes.
É possível distribuir esses cupons através de redes sociais da própria loja, alcançando ainda mais possíveis clientes para o seu estabelecimento.
5. Cupons bônus
A primeira ideia desses cupons bônus é simples e baseada no ato da compra do cliente, fazendo ele se sentir valorizado ao comprar na sua loja.
Um bom exemplo é quando o cliente gasta um determinado valor e ganha desconto na próxima compra por isso.
Mas o diferencial nesse caso é que o cupom não possui titularidade, então é possível presentear alguém com esse mesmo desconto, dando a oportunidade de atrair mais clientes para a sua loja.
💡 Veja também: 5 iniciativas para fidelizar os clientes da sua loja
6. Combos selecionados
Nessa ação de promoção em loja de roupas os conjuntos devem ser pré-definidos pelo lojista e devem receber um valor com desconto.
Por exemplo, uma calça custaria R$100, uma jaqueta R$170, levando as duas juntas dariam R$270, certo?
Porém, no combo selecionado com essas peças seria concedido um desconto, por aproximadamente R$235.
É importante lembrar que, caso a combinação seja feita pelo cliente com peças fora das que já foram pré-selecionadas, o valor das peças se mantém cheio e o desconto não é concedido.
Além de aumentar o ticket médio, essa ação para loja de roupas ajuda na queima de estoque, caso ainda esteja com peças sem saída e até mesmo coleções passadas.
7. Ofereça brindes
Além das promoções de roupas, o brinde costuma ser uma das melhores ferramentas do marketing e muitas empresas e lojas aderiram essa ação para conquistar não só a simpatia, mas a lealdade dos clientes.
Isso acontece pois o brinde possui o poder de encantar e conquistar, e quando o brinde é algo útil, a marca ficará exposta a ela em diferentes momentos do dia, todas as vezes que for usá-lo.
Por isso, as chances de criar lembranças positivas da sua marca com o cliente fica muito maior. Confira alguns exemplos de brindes para os clientes da sua loja:
- Squeeze;
- Canetas;
- Calendário;
- Blocos de anotações.
Agora que você já sabe quais são as ações de promoção de vendas para loja de roupas, preparada para aumentar o seu lucro e fidelizar os clientes? Acompanhe as novidades do blog da Brands.HUB e fique por dentro dos assuntos do mundo da moda varejista para alavancar o seu negócio.