Você sabe o que fazer com pontas de estoque?
O controle de estoque está entre os principais desafios de lojistas de roupas. Administrar o volume e a saída de peças exige um planejamento bem feito, para evitar as pontas de estoque. Mas, nos casos em que não há jeito e elas aparecem, é fundamental saber o que fazer com elas.
Lidar com elas no negócio pode ser um problemão, já que estoque parado representa perda de espaço, para receber novas coleções, e perda de dinheiro, já que os produtos não tiveram a saída esperada.
Então, o que fazer com as pontas de estoque? Como evitar que elas afetem seu negócio? Esse é o assunto que trouxemos hoje para você ficar por dentro das melhores soluções para lidar com essa situação.
Então, vamos começar esclarecendo o que é a ponta de estoque. Acompanhe para entender tudo!
O que é a ponta de estoque?
A cada lançamento de coleção, o lojista precisa escolher quais e quantas peças irão compor o seu estoque. Nesse momento, ele usa toda a sua experiência e conhecimento sobre as preferências do seu público, a análise das tendências da estação e também sobre as expectativas para as vendas no período.
Ainda assim, alguns produtos podem não ter a saída esperada e acabam virando as pontas de estoque, que representam prejuízos ao gestor. Como já dissemos, as pontas de estoque geram custos, já que ocupam o espaço que deveria ser dos lançamentos e ainda ocupam o tempo do lojista, que precisa montar estratégias para dar vazão a esses produtos, ao invés de voltar suas atenções às vendas de lançamentos e novos projetos.
Acontece que nós sabemos que as pontas de estoque são uma realidade para muitos gestores e um desafio a ser superado sem sofrer com os prejuízos causados por elas. Por isso, o melhor a fazer é evitar esse problema em seu negócio.
O primeiro passo para evitar as pontas de estoque é um bom planejamento e controle do seu estoque: acompanhamento diário sobre o que entra e o que sai, as preferências do público e outras variáveis.
Muitas vezes, a contratação de um sistema de gestão pode ajudar bastante nesse controle. Além disso, saber vender e dar visibilidade ao seu produto é primordial para evitar as pontas de estoque.
Use estratégias como vitrines criativas, planejamento do mix de produtos e ainda aposte no visual merchandising, como a exposição de produtos na loja para alavancar as vendas dos produtos que são pontas de estoque.
Mas, se ainda assim, as pontas de estoque acontecerem por aí, vamos traçar estratégias para você se livrar desse problema da melhor maneira possível, entendendo o que fazer com os produtos.
O que fazer com as pontas de estoque?
Caso você esteja com pontas de estoque em sua loja, precisando dar saída a esses produtos para renovar seu estoque, é preciso lançar mão de estratégias específicas. Confira algumas dicas que separamos!
1. Planeje as ações
Trace um cronograma para divulgação dos produtos de ponta de estoque e crie materiais atrativos para as redes sociais, explore seu espaço de loja com criatividade e organização para deixar esses produtos em evidência e de fácil visualização para o cliente.
2. Aproveite as datas comemorativas
O fim do ano está chegando e o lojista tem uma ótima oportunidade para fazer girar e renovar o seu estoque, dando fim às pontas de estoque.
Natal, Black Friday, Dia das Mães e dos Namorados são sempre boas oportunidades de venda, já que o mercado fica aquecido com o volume de vendas e fluxo de clientes.
Oferecer oportunidades e ofertas especiais aos clientes com os produtos pontas de estoque é uma estratégia interessante para colocá-los em evidência e dar saída.
3. Faça promoção
Essa é uma palavra mágica para os clientes que estão em busca de boas compras neste fim do ano. Você pode criar kits promocionais, com produtos de alta e baixa procura, promover desconto progressivo, ou seja, quanto mais peças maior o desconto, ou ainda usar o formato compre X, leve 2X.
A verdade é que o cliente não recusa uma boa oferta, então essa pode ser a oportunidade que você precisa para acabar com suas pontas de estoque e ainda atrair novos clientes para a sua loja.
4. Redes sociais como aliadas
Para aumentar a divulgação dos seus produtos pontas de estoque, torne as redes sociais suas aliadas. Instagram, Pinterest, Whatsapp são ótimas formas de ampliar a mensagem, alcançar muitas pessoas e criar proximidade com os clientes.
Crie conteúdos interessantes, textos atrativos e imagens bem feitas para mostrar todo o potencial do seu produto ao cliente, gerando desejo de compra.
Essa dica é válida não apenas para os produtos pontas de estoque, mas para o seu negócio como um todo.
Gostou das dicas? Bom, agora é hora de olhar para o seu estoque e elaborar quais as estratégias mais adequadas ao seu negócio para acabar com as pontas de estoque. Aproveite o fim do ano e faça boas vendas!
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