Como fazer curadoria de conteúdo para marcas de moda

Como fazer curadoria de conteúdo para marcas de moda

O mercado da moda está cada vez mais popular e crescendo de forma acelerada. Por isso, destacar uma nova coleção entre toda essa concorrência não tem sido uma tarefa fácil, mas é possível com uma boa curadoria de conteúdo.

Se você realmente quer se destacar no mercado, é importante entender como as grandes grifes estão ditando moda e lidando com as tendências. Assim, é possível trazer insights alinhados às novidades, mas com uma releitura única feita pela sua marca.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos aqui um guia de lugares em que você pode acompanhar as principais movimentações do mercado, reunir uma ótima curadoria de conteúdo para marcas de moda e se inspirar para a sua próxima coleção. Confira!

Sites de tendências

Os sites de tendências são uma das principais formas de fazer curadoria de conteúdo para marcas de moda. Isso porque existem diversas empresas especializadas em acompanhar a indústria e o comportamento do público para prever tendências de consumo, estilo de vida e design.

Acompanhar esses sites é uma forma de buscar inspiração para novas coleções, já que eles têm um trabalho ativo de pesquisa e análise de consumo para antecipar com boa taxa de precisão o que vai fazer sucesso entre o público a curto e médio prazo.

Algumas empresas que são referência nesse mercado são a WSGN e a Steal The Look, por exemplo. Para não perder o timing das novidades, o ideal é acessar esses sites periodicamente e assinar as newsletters para receber conteúdos novos em primeira mão.

Semanas de Moda

As semanas de moda internacionais (Fashion Weeks) costumam ser o palco de estreia de novas coleções das maiores grifes de alta costura do mundo, como Chanel, Dior, Louis Vuitton, Gucci, Giorgio Armani e Prada.

Como essas marcas são referências de sucesso no mundo da moda, o que aparece nas Fashion Weeks costuma servir de inspiração para tendências e conceitos em diversas coleções de outras marcas.

Por isso, uma dica importante para ficar por dentro do que será tendência e fazer a melhor curadoria de conteúdo para marcas de moda é acompanhar as principais semanas de moda do mundo, como a Paris Fashion Week, Milan Fashion Week e London Fashion Week.

Eventos famosos

As estrelas de cinema e da música ainda são grandes influenciadores e têm poder para ditar o que vai ser tendência entre o público, principalmente com os looks usados nos grandes eventos mundiais, como Oscars e festivais importantes.

Isso porque grande parte desses famosos têm contato direto com alguns dos maiores designers do mundo e usam looks assinados por esses profissionais nos eventos de grande porte. Não à toa, muitos portais e revistas de moda passam semanas analisando o look das celebridades nas premiações.

Então, mais uma dica para saber o que vai ganhar espaço entre as tendências é acompanhar os looks que as personalidades importantes usam nos eventos famosos. Geralmente, dali podem sair grandes inspirações para novas coleções.

Revistas de moda

As revistas de moda são grandes referências no mercado e influenciam diretamente na forma como as pessoas enxergam as tendências e as adotam no dia-a-dia.

Esse tipo de material geralmente traz análises de tendências e conceitos usados nas coleções de grandes nomes do mercado internacional da moda. Por isso, tanto as revistas físicas quanto as digitais são ótimas referências para se inspirar e fazer curadoria de conteúdo para marcas de moda

Algumas das maiores revistas de moda do mundo que você deve ficar de olho antes de montar a sua próxima coleção são:

  • Vogue;
  • Elle;
  • Harper’s Bazaar;
  • i-D;
  • W Magazine.

Décadas passadas

Uma das principais características da moda é ser cíclica. Ou seja, o que já foi moda antes, provavelmente vai voltar às principais tendências daqui a algum tempo. Por isso, uma dica essencial para fazer curadoria de conteúdo para marcas de moda é estudar as tendências passadas.

No geral, existem três grandes pontos da moda:

  • Moda clássica: itens que são atemporais e nunca saem de moda;
  • Moda passageira: peças que fazem muito sucesso por um período curto;
  • Moda em ciclos: itens que de tempos em tempos são repaginados para voltarem à moda.

O truque para encontrar as melhores inspirações para novas coleções é analisar as tendências das últimas décadas na moda clássica e passageira e buscar novas formas de entender e trabalhar esses conceitos.

Como fazer novas coleções se tornarem tendências?

Não existe uma curadoria de conteúdo para marcas de moda que possa garantir que uma nova coleção se torne uma tendência. Isso porque não são os representantes da moda que decidem o que funciona ou não, mas sim as pessoas.

Por isso, a melhor maneira de buscar o sucesso das suas novas coleções é aproximar o público do conceito por trás de cada peça. E, para isso, é importante que as peças cheguem até lojas realmente alinhadas com o posicionamento da sua marca.

A brands.HUB atua fazendo essa conexão entre marcas e lojistas. Aqui, você escolhe as lojas que terão acesso ao seu catálogo e seleciona os lojistas que poderão revender os produtos da sua coleção.

Tudo isso com o intermédio da brands para garantir transações seguras e facilitar o relacionamento desde o primeiro momento até o pós-venda.

Então, não perca mais tempo! Cadastre a sua marca na brands.HUB e venha fazer parte do ecossistema de moda que está revolucionando o mercado da moda nacional!