10 dicas de como decorar a sua loja gastando pouco
Se você precisa dar aquele upgrade em sua loja e caprichar na decoração gastando pouco dinheiro, nós viemos te contar que é possível e ainda listamos 10 dicas de como você pode fazer isso!
Aliada à qualidade dos produtos e ao bom atendimento, a decoração da loja ocupa um espaço importante nas considerações de compra do cliente e, consequentemente, nas vendas e nos lucros do lojista. Isso porque ele deseja se sentir bem, acolhido e em um ambiente funcional que o motive a comprar.
Essa organização e ambientação do espaço não precisa te custar valores astronômicos. Seguindo algumas dicas, é possível renovar o ambiente da loja e fazer uma decoração gastando pouco, porém bastante eficiente para garantir boas vendas.
Saiba mais: 3 motivos pra investir mais em seus provadores
Como decorar loja gastando pouco
Uma loja bem decorada é fundamental para a valorização da marca e do produto. Essa decoração não deve estar voltada apenas para a estética do espaço, mas também para a funcionalidade, conforto e também para o fortalecimento da identidade.
Vamos conhecer agora algumas dicas que proporcionam um espaço mais atrativo na sua loja, gastando pouco.
1. Tire as medidas do espaço
Se você quer economizar, não pode desperdiçar nenhum cantinho da sua loja. Por isso, tire as medidas do espaço, para saber onde e o que pode ser encaixado em cada local. Não esqueça de deixar áreas de respiro para não poluir demais o ambiente.
2. Busque referências
Se a verba para a decoração da loja está curta e se não for possível contratar um decorador ou designer, não desanime! Com a ajuda das redes sociais, como Instagram e Pinterest, vá salvando referências visuais que sejam compatíveis com a sua marca.
O estilo é rústico, clássico ou moderno? Encontre elementos que possam ser reproduzidos sem gastar muito, como um espelho, um lustre ou abajur, ou ainda um móvel que acompanhe a sua identidade visual, por exemplo.
3. Defina seu orçamento
É importante ter em mente qual o valor que está disposto a investir nessa decoração. Mesmo que seja pouco, ter o valor definido vai te ajudar a direcionar melhor sobre o que cabe ou não no orçamento.
4. Não jogue fora, reaproveite
Antes de pensar em começar do zero uma decoração, a economia pode estar exatamente no que você já possui na loja. Pintar, cortar, remanejar objetos ou móveis podem dar uma cara nova que vai mudar os ares do espaço.
Na internet é possível encontrar tutoriais ensinando a criar, pintar e reaproveitar inúmeros itens. Entre de cabeça no “faça você mesmo” e gaste menos na decoração da loja!
5. Invista nos sentidos
O visual é muito importante na experiência do cliente em sua loja, mas você também pode investir em outros sentidos: os cheiros, praticando o marketing olfativo, a iluminação da loja, uma playlist com músicas e volume adequados à sua marca, ou ainda, diferentes texturas no espaço.
São opções econômicas e que vão agregar muito aos sentimentos e à percepção que sua loja passa aos clientes.
6. Abuse das plantas
As plantas são capazes de renovar um espaço com charme e elegância. Por isso, aposte nas verdinhas para decorar a sua loja gastando pouco.
Avalie os tipos que podem resistir às condições da loja, e use em locais estratégicos, podendo ser suspensas para otimizar o espaço ou com suporte. Lembre-se que a escolha do vaso deve ser feita com atenção, pois ele precisa também estar de acordo com a identidade da sua loja e com a sua marca.
7. Mude as cores
Transformar as paredes da sua loja é simples e dá uma bela economia. Seja com tinta, adesivo ou papel de parede, essa é uma transformação barata, que você mesmo pode fazer, inclusive.
Além das paredes, mudar a cara de móveis e até do teto é possível de fazer gastando pouco. Inspire-se, deixe a criatividade aflorar e mãos na massa!
8. Aposte em objetos decorativos
Tapetes, almofadas, quadrinhos, luminárias, são ótimas opções para renovar a loja sem gastar muito dinheiro. Por serem de fácil colocação e retirada, você pode renová-los de tempos em tempos, dando uma nova cara ao seu ambiente, com economia.
9. Troque os móveis por paletes
Ao invés de gastar uma grana alta em móveis, aposte em criar móveis e combinações com os paletes. Eles são estruturas versáteis e baratas, que podem se transformar para múltiplos usos.
Atente-se ao estilo da sua loja e de sua marca para não errar na decoração.
10. Use os produtos de decoração
Fazer uma boa exposição do produto já ajuda a economizar na decoração e ainda gera aproximação do público. Crie looks montados em diferentes manequins, dê destaque aos acessórios, ou faça uma composição com os sapatos, e encante o cliente sem gastar muito!
Leia também: Como escolher o melhor manequim pra sua loja?
E então, conseguiu ter algum insight pra decorar a sua loja gastando pouco? Aproveite as dicas e transforme seu ambiente para ganhar o público e as vendas!
Para conhecer mais sobre visual merchandising, gestão de varejo, tendências de moda e muito mais, não deixe de conferir o nosso blog, com conteúdos fresquinhos e completos sobre esse universo!