3 motivos para investir mais em seus provadores

3 motivos para investir mais em seus provadores

Você consegue imaginar o impacto que os provadores têm para a estratégia de vendas da sua loja? Embora muitas vezes não receba a devida atenção, esse ambiente precisa ser planejado com muito carinho e esforço se você deseja fazer a diferença no processo de compra dos seus clientes.

Se a vitrine é a primeira impressão que o cliente tem da sua loja e é por meio dela que ele se sente motivado a entrar, o provador tem o poder de não só converter em vendas, como, com uma boa estratégia, aumentar o valor gasto pelos clientes em produtos.

Alguns dados levantados pela empresa norte-americana Alerttech, que desenvolve e implanta soluções de varejo e atendimento ao cliente, apontam que compradores que utilizam o provador tem 70% a mais de chances de comprar produtos, do que aqueles que apenas circulam pela loja. 

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Além disso, quem utiliza o provador também compra duas vezes mais itens do que aqueles que não usam. 

Sim, estamos falando em aumento das vendas e retorno financeiro, apenas com a utilização dos provadores de roupas de uma loja. E esse é apenas um dos motivos pelo qual você deve investir e dedicar muita atenção à criação e manutenção desse espaço. 

Quer saber mais? Acompanhe e entenda os 3 motivos para investir mais em seus provadores, além de conferir dicas sobre como montá-los de forma adequada!

Motivos para investir no provador

1. Aumento nas vendas

Já vamos começar com esse que é um ponto fundamental, quando falamos em um negócio de sucesso. Está provado por estudos e informações de especialistas que os provadores de roupas são capazes de aumentar a taxa de conversão em vendas, e ainda, elevar o tíquete médio em compras dos clientes.

Isso porque é nesse espaço que o cliente pode aumentar o desejo por realizar aquela compra. Com uma boa atuação do atendimento, as chances e o volume de compra aumentam consideravelmente. 

Então, não basta apenas investir no espaço físico. É preciso um cuidado especial do atendente da loja, que passa a desempenhar um importante apoio para o cliente, como um consultor.

2. Favorece a experiência do cliente

Os provadores desempenham um papel importante na experiência do cliente com a sua loja. Imagine que ele escolhe vários produtos, determinado a provar e comprar, e ao chegar ao provador, se depara com um espaço mal cuidado, limitado e desconfortável.

Com certeza a visão sobre os produtos já não vai ser a mesma e a vontade de comprar pode ter ido pelo ralo nesse momento. 

Então, se você deseja que seu cliente tenha uma experiência completa em sua loja e saia de sacolas cheias, invista em provadores agradáveis e adequados para o bem estar de quem irá utilizá-los. 

3. Reforça o poscionamento da marca

Outro motivo pelo qual você deve investir nos provadores é pelo reforço no posicionamento da sua marca. Com um espaço físico alinhado à sua estratégia, valores e atributos, o seu posicionamento é destacado, conferindo ainda mais proximidade com o público.

Portanto, crie um ambiente que esteja de acordo com a imagem que você deseja passar ao seu cliente. Se a sua marca é clássica, despojada ou moderna, seus provadores devem transmitir a mesma mensagem, pois todo o espaço físico da sua loja precisa estar alinhado com o posicionamento assumido pelo seu negócio.

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Como montar provadores de loja

Agora você já sabe que os provadores são pontos estratégicos da sua loja, que te ajudam a aumentar as vendas, proporcionar uma boa experiência ao cliente e também reforçar o posicionamento da marca.

Mas como investir nos provadores para que eles consigam alcançar o melhor desempenho para a loja? É o que vamos listar a seguir!

  • Espelhos

Não há como falar de provadores sem destacar a importância dos espelhos no espaço. Eles são um dos itens mais importantes desses ambientes e, por isso, merecem uma atenção especial.

Utilize espelhos de qualidade, que não distorça a imagem do cliente, e que não ganhe manchas e riscos ao longo do tempo. Mantenha-o sempre limpo e aposte em mais de um espelho para que o consumidor possa observar o caimento das roupas de vários ângulos. 

  • Espaço

É preciso espaço para se sentir confortável no provador. Lembre-se que o cliente irá fazer muita movimentação para realizar a troca de roupas. Adequar o espaço para as necessidades dos clientes, além de ser uma forma de aumentar as vendas é, sobretudo, uma mensagem de respeito.

Sem o espaço ideal para as provas de roupas, os provadores tiram do cliente a oportunidade de visualizar todo o potencial das peças escolhidas. Deixe pelo menos um metro quadrado para cada cabine de prova. 

  • Climatização

Calor demais ou frio demais atrapalha a experiência do cliente na compra e afeta as suas vendas. Por isso, certifique-se de que no ambiente dos provadores a temperatura esteja adequada para que ele se sinta confortável e experimente a maior quantidade possível de peças.

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  • Iluminação

A iluminação do provador interfere tanto na visão do produto pelo cliente, como na sensação térmica no espaço.

Aposte em um projeto luminotécnico para destacar os pontos fortes dos produtos e suas cores, e crie uma atmosfera acolhedora e agradável para que o cliente goste do que está vendo no espelho.

Além desses pontos mais específicos do espaço dos provadores, é importante o lojista pensar o marketing sensorial para que a experiência dos clientes seja positiva não apenas nos provadores, mas na loja como um todo. 

A música do ambiente e o cheiro do local fazem a diferença no momento em que o cliente está fazendo as suas escolhas no provador.

E aí, seus provadores estão adequados às necessidades dos seus clientes? Se ainda não estão, é hora de rever a sua estratégia e investir nesses espaços, que possuem fundamental importância no impacto das vendas.

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