O que não pode faltar em uma loja de roupas? Listamos as 5 prioridades!
Você já entrou em uma loja e se sentiu atraída por uma arara ou acabou pegando outros produtos até chegar no caixa? Ou já passou em frente a uma vitrine e ficou tão encantada que precisou entrar?
Então, acredite, nada disso aconteceu por acaso. Todas essas situações são pensadas de maneira estratégica pelos grandes empreendedores do mercado da moda para atrair os clientes certos e aumentar as vendas.
Se você quer saber como aplicar isso ao seu negócio, continue a leitura! No blog de hoje, vamos listar as 5 prioridades do que não pode faltar em uma loja de roupas para que ela conquiste o sucesso no mercado. Confira!
Gestão eficiente de estoque
A gestão de estoque é o processo de planejamento, organização e controle das mercadorias que estão no estoque. É esse controle que torna possível organizar toda a logística de pedidos com os fornecedores, por exemplo.
Na prática, esse é o processo de separar, classificar e identificar cada peça em estoque para garantir que você sempre tenha uma quantidade mínima e máxima de cada item, consiga controlar entradas e saídas de mercadorias e possa programar os próximos pedidos.
Com isso, não é difícil imaginar porque esse é o primeiro item que não pode faltar em uma loja de roupas: uma boa gestão de estoque é o que vai permitir que você não perca nenhuma venda por falta de produto e nem perca dinheiro com mercadorias acumuladas e sem saída.
💡 Saiba mais: Como fazer a gestão de estoque de uma loja de roupas?
Layout e organização estratégica
Grandes empreendedores sempre usam layout e organização estratégica no ponto de venda para guiar o consumidor e levá-lo até os produtos que querem que ele encontre.
Uma grande dica, por exemplo, é deixar os itens mais procurados no fundo da loja. Assim, os clientes que entram precisam percorrer um caminho maior até encontrá-los e, até lá, são expostos a vários outros produtos.
Além disso, existe uma técnica chamada cross merchandising que é essencial para aplicar em lojas — principalmente em lojas de roupas. Trata-se de deixar produtos complementares sempre próximos uns dos outros.
É como deixar os cintos sempre próximos das calças, os casacos sempre próximos das blusas, as meias sempre próximas dos sapatos, por exemplo. Assim, você estimula o cliente a comprar mais peças e fazer um investimento maior na sua loja sem nenhum esforço e sem parecer forçado.
Vitrine criativa
Uma vitrine é um item que não pode faltar em uma loja de roupas. Isso é básico. Mas não basta apenas tê-la, é preciso que seja uma vitrine criativa e estratégica para chamar a atenção dos consumidores e comunicar o que você deseja.
Lembre-se que a visão que o cliente tem da sua loja é muito mais do que apenas a organização do espaço. Ela pode influenciar diretamente na sua percepção de valor sobre a marca e na decisão final de compra.
Em lojas de grifes de luxo, por exemplo, o minimalismo na vitrine é o segredo para atrair o consumidor pela beleza e exclusividade das peças e não pelo preço em oferta dos produtos.
Use esse espaço para marcar as trocas de coleções, destacar as principais tendências ou se alinhar à movimentação das principais datas comemorativas. O mais importante é sempre ter cuidado para evitar a poluição visual e montar uma vitrine que chame a atenção de quem passa.
💡 Saiba mais: Como montar uma vitrine criativa gastando pouco?
Perfil nas redes sociais
Mais de 80% da população brasileira acessa a internet. Por isso, é certo dizer que, independente de qual seja o público-alvo do seu negócio, ele está on-line e, provavelmente, acessando as redes sociais.
E se engana quem pensa que estar nas redes sociais serve apenas para vender on-line. Hoje, a maior importância de uma empresa criar um perfil no Instagram, por exemplo, é construir reconhecimento de marca para se tornar relevante no mercado.
Lembre-se que as pessoas usam as redes sociais para pesquisar marcas e procurar inspirações antes de comprar. Ou seja, essa é uma grande oportunidade para se posicionar como referência e atrair novos clientes que vejam a sua marca com esse status.
Cortar custos de operação do negócio
Por fim, o que não pode faltar em uma loja de roupas (e em nenhum outro negócio!) é uma gestão eficiente que ajude a cortar os custos de operação para garantir a lucratividade da empresa e torná-la um negócio rentável.
Em uma loja de roupas, as mercadorias representam a maior parte do investimento realizado e todo o potencial de lucro. Por isso, seus fornecedores são a maior oportunidade de reduzir os custos de forma direta.
Uma das maneiras mais simples de fazer isso sem abrir mão da qualidade dos produtos é substituir as compras presenciais para reposição de estoque pela estratégia de comprar por atacado on-line.
Dessa forma, você economiza custos como viagem, alimentação e transporte para ir até o fornecedor, por exemplo. Além disso, ainda pode encontrar grandes descontos e altas margens de lucro para revenda em plataformas especializadas em compras por atacado.
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O processo é totalmente digital e acontece de forma simples, rápida e 100% segura. Assim, você pode economizar dinheiro e tempo para empenhar no que realmente importa: fazer a sua loja crescer.
Então, agora que você já sabe tudo o que não pode faltar em uma loja de roupas, não perca mais tempo! Cadastre o seu negócio na brands.HUB e venha fazer parte do ecossistema de moda que mais ajuda negócios a crescerem no Brasil!