Como atrair mais clientes em 2023
Sua loja está preparada para começar 2023 com o pé direito? Conquistar clientes é um dos pontos que precisam de um olhar cuidadoso para que o negócio siga prosperando. E existem algumas estratégias para que o lojista vença a disputa com a concorrência e mostre o potencial da sua loja para garantir a chegada de mais clientes.
Para uma abordagem eficaz na atração de clientes, é preciso entender o perfil do consumidor, que está cada vez mais exigente, em relação à qualidade do produto e ao atendimento, e também não deixa de fazer pesquisas nas lojas físicas e online, antes de se decidir pela compra.
Por isso, se você deseja atrair mais clientes em 2023, não deixe de acompanhar esse texto, pois separamos dicas valiosas para você colocar em prática neste início de ano e colher os frutos pelos próximos meses e anos.
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Como atrair clientes para sua loja
Quando falamos em atrair clientes, é preciso pensar em uma série de estratégias, que irão tornar a loja uma referência do consumo daquele produto para o cliente, ou seja, esse cliente vai se lembrar da sua loja, quando precisar de algo dentro do seu nicho.
Confira as dicas que separamos e aproveite o início do ano para mostrar os seus diferenciais, aumentar o fluxo da loja e atrair mais clientes para o seu negócio!
Foco no atendimento
Mais do que atrair clientes, oferecer um atendimento de qualidade é fundamental para a sobrevivência do negócio. Por isso, considere esse o ponto de partida para que 2023 seja um ano de boas vendas e crescimento.
E como melhorar o atendimento em sua loja para atrair mais clientes? Conhecer as dores e os desejos do consumidor gera assertividade no momento da escolha do mix de produtos e, consequentemente, nas vendas.
Então, invista em conhecer seu público alvo, ou seja, para quem você deseja vender. Assim, será possível oferecer um atendimento mais personalizado, sem esquecer dos requisitos básicos dessa relação: cordialidade, paciência, agilidade e profundo conhecimento dos valores da marca.
Aqui vale a máxima, cliente bem atendido é cliente satisfeito. E se ele está satisfeito, há grandes chances da sua loja continuar sendo a escolha dele.
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Criatividade na vitrine
A vitrine é o cartão de visita de uma loja. Por meio dela, o cliente vai se sentir motivado ou não a entrar e oportunizar uma possível venda.
Então, trate-a com a devida atenção e cuidado, pensando em qual abordagem é mais familiar para seu cliente potencial. Por isso, capriche no cenário, na rotatividade de produtos expostos, na criatividade, nas datas importantes que valem uma vitrine temática, e muito mais.
Além disso, não se esqueça dos aspectos sensoriais dessa experiência. Estude a iluminação para que valorize os produtos, sem distorcer cores e garanta aquele cheirinho único, por exemplo. São pequenas atitudes que ajudam a atrair os clientes, deixando-os confortáveis em sua loja, desejando voltar outras vezes.
Faça promoções
Quer algo que mobilize mais as pessoas do que a oferta de bons descontos? Muitas vezes, atraídos pela promoção, esses clientes conhecem a marca e viram clientes.
Então, não se limite aos descontos tradicionais, simplesmente. Ofereça programas de fidelidade e pontuação, dê brindes, monte kits e faça promoções com prazo limitado, para despertar o senso de urgência para aquelas ofertas.
Presentear com mimos ou descontos é uma forma de atrair clientes para o seu negócio e mostrar todo o seu potencial, visando a fidelização.
Não perca as datas comemorativas
As datas comemorativas são ótimas oportunidades de aumentar o fluxo da sua loja e atrair mais clientes. Por isso, capriche nas ações para as datas fortes do varejo, de acordo com o seu nicho, como Dia das Mães, dos Pais, Namorados, Black Friday, Natal e Ano Novo, por exemplo.
São muitas oportunidades durante o ano, que devem ser planejadas com antecedência para pensar na divulgação, administrar o estoque, buscar diferenciais, tudo pensando em vencer a concorrência e garantir que os clientes escolham a sua loja.
Aqui falamos um pouco sobre como preparar a loja para a Black Friday, mas as dicas servem para as datas comemorativas no geral. Confira e já comece a pensar em sua próxima ação.
O pós venda é essencial
Não deixe o seu cliente abandonado após a compra. Faça um atendimento personalizado para colher a avaliação dele sobre o produto, mostre-se disponível para tirar dúvidas ou ofereça um desconto para a próxima compra.
Essas são apenas algumas maneiras de manter-se em conexão com o cliente, para que ele não se esqueça da sua loja. Claro, que para tudo há limites, então não exagere.
Uma mensagem agradecendo a compra e se colocando à disposição já demonstra o interesse e cuidado com aquela venda. Sabemos que muitas vezes o dia a dia é corrido e cheio de desafios, mas investir nesses pontos vão te ajudar a atrair mais clientes para a sua loja durante todo o ano.
Não esqueça a divulgação
Colocar sua marca na rua é fundamental para que as pessoas possam conhecê-la. As redes sociais são ótimas aliadas, pois ganham no alcance, mas as mídias tradicionais também devem ser utilizadas.
Panfletos, placas e outras sinalizações offline também devem fazer parte da sua estratégia. A parceria com alguma marca de nicho complementar ao seu também pode ser utilizada.
Lembre-se que o boca a boca ainda é a divulgação mais eficaz. Por isso, tudo deve funcionar de forma bem alinhada para que ele funcione e sua loja atraia novos clientes.
E então, gostou das dicas? Já tem praticado algum desses tópicos no dia a dia? Aproveite o início do ano, trace as suas metas e vá fundo em direção aos seus objetivos.
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