O varejo físico da moda vai acabar?

O varejo físico da moda vai acabar?

Sempre impulsionando mudanças, a tecnologia gradualmente veio modernizando o mundo, e com as lojas físicas não seria diferente, fazendo com que as pessoas se questionem se o varejo físico vai acabar.

Alguns dos principais fatores para isso, além dos avanços tecnológicos, são o aumento da concorrência, a preferência e o comportamento dos consumidores.

Mas, afinal, o varejo físico vai morrer? Tais preferências já vêm moldando o mundo do varejo, mas isso não é o decreto do fim do varejo físico. 

Pelo contrário, acompanhar as tendências e aplicar o que for promissor para sua loja física é a melhor forma de deixar moldes arcaicos e digitalizar operações que ajudam a acelerar o faturamento e facilitam a gestão de marcas e lojas físicas.

Por mais que o varejo físico possua seus desafios do cotidiano, as oportunidades de expandir os negócios com o mundo digital disparam.

E as marcas e lojas físicas devem se moldar aos novos objetivos que basicamente são:

  • Envolvimento com o produto;
  • Experiência do usuário (atendimento, serviço, suporte);
  • Ecossistema de gerenciamento de estoque ágil, moderno e centralizado.

Para você entender melhor se o varejo físico vai acabar ou não, continue a leitura e conheça as previsões do varejo físico da moda para os próximos anos e como a tecnologia é uma grande aliada na hora de gerir o seu negócio. Vamos lá?

💡 Veja também:Venda a prazo ou à vista: Entenda o que é melhor para sua loja

Previsões do varejo físico da moda para os próximos anos!

Conheça 3 tendências sobre o futuro do varejo físico:

  • Omnichannel;
  • Sistemas PDVs;
  • Compras digitais em atacado.

Omnichannel

De forma resumida, omnichannel é uma estratégia de conteúdo usado para melhorar a experiência do usuário e criar um relacionamento mais íntimo com o público nos canais de comunicação.

Um bom exemplo é a Burberry, que caso um cliente vá até uma loja física hoje, o sistema da loja consegue identificar tudo que o cliente já visualizou virtualmente, e checar o histórico de compras feitas anteriormente. Muito legal, não é?!

Tudo isso mostra que a junção de diferentes canais já vem sendo uma realidade em diversas lojas físicas.

Independente de qual seja o melhor meio de comunicação para as suas vendas, os canais vão ganhar cada vez mais destaque, permitindo uma conexão ainda maior com os clientes, além de garantir uma experiência única para todos os consumidores.

Sistemas PDVS

Com a integração da tecnologia no varejo físico, muitos estabelecimentos agora oferecem compras on-line e a retirada em loja, e algumas vezes com disponibilidade no mesmo dia.

Um bom exemplo, é quando um cliente compra um produto online (pode ser via WhatsApp, ou alguma plataforma) para saber se afeta a quantidade disposta no banco de dados, ou se um pedido está aguardando retirada, são dúvidas que um sistema PDV pode responder.

Uma das principais formas de adaptar a loja física, é um sistema que unifique e conecte tudo em um só lugar, como gestão do estoque, compras em atacado, dentre outros.

Compras digitais em atacado

As compras digitais em atacado já são uma realidade e a principal promessa de modernizar a vida do lojista e das marcas. 

Isso porque, a gestão de compras em atacado vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo digital, pois é feito através de plataformas modernas focadas em facilitar o relacionamento entre os varejistas e marcas no mercado B2B. 

A brands.HUB, por exemplo, você encontra uma relação de compra e venda entre os lojistas e marcas online que economizam tempo através de um atendimento de canal único. 

Na plataforma, as marcas possuem o benefício de otimizar processos no dia a dia, gerenciando todo o processo de relacionamento com o cliente, que vai desde a comunicação direta até a exposição e venda dos produtos. 

Para os lojistas, a brands.HUB se torna um ambiente seguro para comprar em atacado e organizar o estoque do seu varejo de forma inteligente, através da conexão com grandes marcas disponíveis na plataforma e o acesso a:

  • Novas coleções;
  • Itens com pronta-entrega;
  • Grade simplificada e organizada por cores e tamanhos;
  • Várias formas de pagamento;
  • Dentre outros benefícios.

💡 Veja também:  Saiba como é fácil cadastrar sua loja e obter crédito para compras na brands.HUB

O varejo físico não vai acabar, mas se modernizar!

Por mais que o consumo online esteja cada vez maior, não quer dizer que as lojas físicas perderão sua força, muito pelo contrário. 

Caso um cliente esteja andando na rua, por exemplo, veja sua loja e se encante pela vitrine, ele com certeza entrará para saber mais. 

Por isso, para o varejo físico, um design estratégico costuma colaborar no fluxo de vendas, com a exposição do produto, boa iluminação, formas de atrair o cliente para dentro da loja, além de truques específicos que podem ser usados com base na experiência dos seus consumidores.

Dessa forma, é uma concepção errada assumir que o varejo físico vai morrer, pois a verdade é que ele vai se modernizar através das operações digitais.

Como aqui na brands.HUB, um ecossistema que veio para empoderar e agilizar a gestão das lojas e marcas, resultando em maior faturamento, modernização e organização. Acesse a nossa plataforma e saiba como transformar o seu futuro no varejo físico!